A cobertura jornalística da educação é tema de conferência

A cobertura jornalística dos temas educacionais é tema da próxima conferência do I Ciclo de Jornalismo Científico e Popularização da Ciência, realizado pelo projeto Sala de Ciência (SCI/UFRN). A convidada é a jornalista Marta Avancini, editora pública da Associação de Jornalistas de Educação (Jeduca), que discute “Jornalismo e Educação”. A discussão acontece na terça-feira, 23, às 14h30 com transmissão pelo canal do YouTube do Instituto Internacional de Física: youtube.com/iiptv.

Seja em forma de popularização da ciência ou na divulgação da situação dos novos formatos de ensino e da situação das instituições de ensino, a cobertura de educação é uma possibilidade que ultrapassa o limite profissional do jornalismo. Por isso, o debate é recomendado também para educadores, pesquisadores e comunidade em geral, principalmente os que têm filhos na escola ou estão na faculdade.

Marta Avancine, editora pública da Jeduca, discute Jornalismo e Educação

Marta Avancini é jornalista especializada em educação, direitos e humanidades. Consultora de organismos internacionais e instituições do terceiro setor para o desenvolvimento de publicações e conteúdo. Colaboradora do site Trem das Letras e da revista “Educação”. Foi repórter, editora e correspondente em Paris da “Folha de S.Paulo” e repórter do jornal “O Estado de S.Paulo”. Jornalista Amiga da Criança premiada pela Andi – Comunicação e Direitos da Infância desde 1999.

A mediação da conferência será realizada pelo diretor da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom), José de Paiva Rebouças, e pelo jornalista do Instituto Internacional de Física (IIF/UFR), Cyro Souza. Participam do debate o Superintendente de Comunicação da UFRN, professor Sebastião Faustino, a pesquisadora do Centro de Educação (CE/UFRN), Cibelle Martins, o professor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Esdras Marchezan, e a jornalista Cledivânia Pereira.

I Ciclo de Debates sobre Jornalismo Científico e Popularização da Ciência teve início no dia 2 de junho com a conferência “Entendendo o jornalismo científico”, ministrada pela jornalista e escritora Fabíola Oliveira. No dia 9, o jornalista e colunista da Folha, Reinaldo José Lopes, discutiu “Como divulgar a ciência”. No último dia 16, o projeto trouxe para o debate o jornalista Herton Escobar, da Superintendência de Comunicação da USP para tratar sobre “A divulgação científica na Universidade”. Todas essas conferências estão disponíveis no youtube.com/iiptv

Sala de Ciência

O projeto Sala de Ciência é uma ação coordenada com apoio de várias forças, cujo objetivo é fortalecer a popularização da ciência e do jornalismo científico na UFRN. Vinculado ao Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) e à Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), tem apoio do IIF/UFRN, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), do Departamento de Comunicação Social (Decom), do Instituto de Medicina Tropical (IMT), do Museu Câmara Cascudo (MCC) e do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE).

O SCI/UFRN conta ainda com o apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), além da importante participação de jornalistas da Agecom e de bolsistas e estudantes do Decom. Para conhecer mais, basta acessar o projeto no Sigaa ou seguir suas redes sociais: @sciufrn.