Instituto do Cérebro comemora 9 anos de fundação

O Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN comemora nesta quarta-feira, 13, nove anos de fundação figurando entre as unidades estratégicas no desenvolvimento científico da Universidade. Em mensagem encaminhada aos servidores, a diretora Kerstin Schmidt agradeceu o empenho de todos que estão trabalhando neste período de pandemia, alguns em teletrabalho, outros em revezamento, e reforçou a importância da continuidade das pesquisas que podem ser mantidas neste período de isolamento.

“A vida de cientista nunca é normal, estamos sempre improvisando, no limite dos recursos e do possível. Uma característica das pessoas que trabalham e estudam aqui no ICe é saber fazer o melhor com as coisas que têm”, disse Kerstin, reforçando que este é um tempo distinto e difícil, mas que pode nos ajudar a aprender e enxergar aquilo que realmente é importante na vida e no trabalho. “Momento de estruturar as coisas de uma forma mais eficientes”, completou.

Sede do Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PGNeuro), o ICe é uma unidade acadêmica especializada subordinada à Reitoria da UFRN. Fundado em 2011, graças ao esforço de um grupo de neurocientistas brasileiros que atuava no exterior, o Instituto foi pensado para promover franca liberdade de ideias, excelência científica, formação de recursos humanos qualificados e transformação social.

Um esforço de recrutamento internacional fez com que vários pesquisadores brasileiros e estrangeiros, com treinamento em importantes centros de pesquisas dos EUA e da Europa, se radicassem em Natal e se lançassem à tarefa de construir o ICe-UFRN. O resultado é uma unidade de ponta que produz pesquisa básica de qualidade com reconhecimento de alguns dos mais importantes periódicos especializados do mundo.