FUNPEC assina contrato para construção do Instituto do Cérebro

Em dois anos, o Instituto do Cérebro (ICe) estará funcionando dentro do Campus Central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O contrato para a construção da sede própria foi assinado na tarde dessa terça-feira, 1º de dezembro, no Gabinete da Reitoria, pelas diretorias da Fundação Norte-rio-grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) e da Empresa Empreendimentos e Construção Civil Ltda (ECCL).

Na oportunidade, a reitora Ângela Maria Paiva enfatizou que “o esforço envidado para o aperfeiçoamento dos projetos pelas equipes técnicas da SIN e pelos futuros usuários das instalações do ICe resultará em uma das edificações mais representativas do Campus Central”.

O diretor do ICe, Sidarta Ribeiro, falou sobre o comprometimento dos integrantes da unidade acadêmica com o avanço da neurociência e considerou que a assinatura do contrato vai trazer ainda mais motivação de trabalho. “Prometemos fazer um excelente uso dessa construção para o desenvolvimento da pesquisa, do ensino e da extensão”, reforçou o neurocientista.

Ao se pronunciar sobre o assunto, o vice-reitor José Daniel Diniz Melo declarou que o investimento decorrente da contratação trará muitas alegrias para a comunidade universitária e sucesso para a Instituição, “pois enxergamos vocês como um grupo estratégico para a UFRN”.

Participaram do ato equipes técnicas da FUNPEC, chefia de Gabinete da Reitoria, superintendente de Infraestrutura (SIN/UFURN) e técnicos da construtora, além dos professores do ICe.

A obra

Localizado próximo ao Restaurante Universitário (RU), o prédio do Instituto ocupará uma área de 8 mil m2, representando um investimento de R$ 18.150.000,00. Responsável pela construtora, Sérgio Paulo Sarmento Torres, informou que a execução da edificação terá início na próxima semana e, conforme contrato, deverá ficar pronta dentro de dois anos.

Unidade acadêmica especializada da UFRN, o ICe funciona atualmente em dois imóveis alugados fora do Campus Central, desenvolvendo pesquisa de ponta nas áreas de Neurociência.