Instituto do Cérebro participa de reunião sobre Aedes aegypti em Brasília

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) participou nessa terça-feira, 15, de uma reunião organizada pelos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Saúde, em Brasília-DF, cujo objetivo foi buscar soluções para combater o mosquito Aedes aegypti e a transmissão da dengue, do zica vírus e da febre chikungunya.

O encontro teve como base a discussão de três tópicos, que são o combate ao vetor, o desenvolvimento de vacinas contra as doenças e um programa de compreensão sobre a vida dos bebês que nascerem com microcefalia, com perspectivas sobre a assistência das famílias e a redução do impacto na saúde dessa geração de crianças.

O Instituto do Cérebro – que foi representado pelo diretor da unidade acadêmica, Sidarta Ribeiro – irá pesquisar como funciona o cérebro das crianças que nasceram com microcefalia. Segundo o pesquisador do ICe, Eduardo Sequerra, que também esteve na reunião, “estamos prontos para contribuir com a descrição do que acontece no cérebro dos pacientes microcefálicos”, explicou.

Ainda de acordo com Sequerra, o próximo passo será apresentar a proposta dos experimentos e dos custos nesta terça-feira, 22, em Brasília. Além do ICe, outros institutos de pesquisa, agências de financiamento e especialistas de diversas regiões do Brasil também participaram da reunião.