Professor do ICe é escolhido como editor de revisão da revista eLife

Daniel Takahashi, professor adjunto do Instituto do Cérebro da UFRN, foi anunciado como um dos 43 novos editores de revisão da revista científica eLife na América Latina. Único participante de uma universidade do Nordeste, Takahashi representa o Brasil com mais onze professores de outras instituições, como UFMG, USP, Unicamp e FioCruz. Além do Brasil, cientistas da Argentina, Chile, México e Uruguai integram o time. Fundada em 2012, a eLife é um periódico de divulgação científica focado em ciências biológicas e da vida.

A tarefa do professor Takahashi e seus colegas vai ser atuar com os editores sênior da revista na seleção de quais trabalhos serão revisados em profundidade; supervisionar a revisão por pares, incluindo convidar esses revisores; além de redigir uma avaliação com as principais conclusões do processo de revisão, que será divulgada publicamente no preprint.

A eLife delimitou a iniciativa para pesquisadores da América Latina e Caribe porque eles são tradicionalmente sub-representados no conselho editorial da revista. Com essa nova leva, a participação de cientistas dessas regiões subiu de 2% para 7% do total de editores de revisão.

Na matéria de divulgação dos novos integrantes, Takahashi é um dos destaques. Ele afirmou estar encantado com a chance de fazer parte dessa revolução, mas espera ter mais colegas ocupando posições como esta. “Infelizmente só tivemos um representante da região nordeste desta vez, mas espero que nas próximas oportunidades mais pessoas do nordeste participem”, comentou.