Instituto do Cérebro realiza VII House Symposium

Um ano após a inauguração de seu novo prédio, no campus central da UFRN, o Instituto do Cérebro volta a realizar o House Symposium de maneira presencial. A edição de 2020 foi adiada e a de 2021 foi realizada remotamente por conta da pandemia. O evento, que chega ao seu sétimo ano, está com inscrições abertas até a próxima sexta (11), mesmo prazo para submissão de trabalhos. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do evento neuro.ufrn.br/housesymposium, e qualquer aluno e demais membros da comunidade acadêmica podem se inscrever. As orientações para envio de trabalhos também estão publicadas na página oficial do evento. O House Symposium vai acontecer nos dias 17 e 18 de novembro de 2022. Dúvidas devem ser direcionadas para o endereço housesymposium@neuro.ufrn.br.

O evento será aberto na quinta (17), às 14h, pelos professores Adriano Tort e Dráulio Araújo, que também coordenam o simpósio, seguidos pelas diretoras do ICe, as professoras Kerstin Schmidt e Bernardete Sousa. O professor Sérgio Neuenschwander vai proferir a palestra “Porque a Terra é plana e você ainda não sabe: Entre a Ciência e o Obscurantismo” e, logo após, será exibido o filme “Eu sou uma arara” (2022, de Mariana Lacerda e Rivane Neuenschwander). Os alunos também terão a oportunidade de participar com flash talks e sessões de pôsteres. A tarde será encerrada com apresentação de capoeira pelo professor Sidarta Ribeiro.

Foto: Grace Santana

No segundo e último dia (18), a programação será retomada pela manhã com palestras do professor Eduardo Sequerra e dos pesquisadores Daniel Brandão (Laboratório do professor Sidarta Ribeiro), Rafael Lima (Laboratório do professor Richardson Leão) e Isabel Wiessner (Laboratório do professor Dráulio Araújo). A tarde contará com apresentações dos professores Claudio Queiroz, Katarina Leão, Kerstin Schmidt, Tarciso Velho e Daniel Takahashi, além dos pesquisadores Débora Hashiguchi (Laboratório do professor Rodrigo Pereira) e Joaquin Gonzalez (Laboratório do professor Adriano Tort). O evento será encerrado por volta das 18h.

Cada palestra científica terá por volta de meia hora e será apresentada em inglês – idioma padrão da ciência no mundo inteiro – como forma de estimular o seu uso desde já pelos alunos. “Estamos muito entusiasmados com mais uma realização do nosso já tradicional House Symposium. A edição deste ano será especial por ser a primeira na nova sede do ICe no Campus Central da UFRN”, comenta o professor Adriano Tort. “Trata-se de uma excelente oportunidade de apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo instituto para toda comunidade acadêmica, ajudando a atrair jovens cientistas e a fomentar novas colaborações”, complementa o professor Dráulio Araújo.

Sobre o evento
O House Symposium é um evento anual onde a comunidade do Instituto do Cérebro se reúne para discutir ciência através de palestras dos seus membros e de convidados especiais. É destinado à troca de conhecimento entre os professores do ICe e promover as pesquisas realizadas na unidade para o restante da universidade. Além de palestras, conta também com sessões de pôsteres e painéis de discussão. Em 2020, o evento foi protelado para sincronizar com o calendário da UFRN. Em 2021, foi realizado remotamente durante o recesso entre os semestres 2020.2 e 2021.1. Este ano, volta a ser realizado de maneira presencial.

November 17th
14:00 – Opening words (Adriano Tort/Dráulio Araújo)
14:15 – ICe directors address (Kerstin Schmidt/Bernardete Sousa)
14:30 – “Porque a Terra é plana e você ainda não sabe: Entre a Ciência e o Obscurantismo.” (Sergio Neuenschwander)