Pós em Neurociências oferta disciplina para alunos com e sem vínculo com a UFRN

Até o dia 19 de junho de 2022, os interessados na disciplina de pós-graduação Ecologia, Evolução e Desenvolvimento poderão se matricular via Sigaa (no caso de alunos da UFRN) ou pelo e-mail pg@neuro.ufrn.br – para alunos de outras instituições, que também precisam enviar dados pessoais, diploma da graduação e justificativa dos motivos pelos quais quer cursar.

A disciplina será dividida em três partes: Influência do ambiente sobre o desenvolvimento; Ecologia de doenças do desenvolvimento; e Síntese Evolução-Desenvolvimento. Durante o curso, serão discutidas as interações entre o ambiente, o embrião e seus genes para formar o organismo. As aulas começam no dia 11 de julho de 2022 e acontecem todos os dias pela manhã. A carga horária será de 60h e a descrição da ementa está reproduzida abaixo:

“Nesta disciplina será discutido como o ambiente, o embrião e seus genes interagem para formar o organismo. Será dividida em três partes: 1. Influência do ambiente sobre o desenvolvimento. Neste tópico será discutido o papel dos genes e ambiente na formação dos fenótipos. – Mecanismos moleculares de influência do ambiente sobre o desenvolvimento -herança de epialelos -influência do ambiente sobre genes ligados ao comportamento -simbiose no desenvolvimento -conceito de indivíduo e holobionte -influência de simbiontes sobre os sistemas imune e nervoso -co-metabolismo -individualidade e aborto 2. Ecologia de doenças do desenvolvimento. Neste tópico será discutido a influência da visão de desenvolvimento discutida no tópico 1 sobre as políticas públicas de saúde e conservação. -Robustês fenotípica -proteção parental -proteção maternal contra patógenos -imunidade inata de embriões – drogas e contaminantes ambientais como teratógenos -teratógenos e comportamento -biologia de sistemas e teratógenos -desreguladores endócrinos -desenvolvimento e efeitos transgeracionais -origem no desenvolvimento de doenças de adultos -hormônios de estresse no desenvolvimento -dieta intrauterina -efeitos epigenéticos paternais 3. Síntese Evolução-Desenvolvimento. Neste módulo iremos reorganizar uma nova síntese evolutiva incorporando os novos conceitos discutidos até aqui. -Histórico da síntese moderna -seleção sexual e desenvolvimento -mecanismos de especiação rápida através do desenvolvimento -genes reguladores -dinâmica de módulos padronizadores -homologia profunda -heterocronia, heterometria, heterotopia e heterotipia -holobionte e seleção -alteração do genoma hospedeiro por simbiontes -simbiontes e origem da multicelularidade – “imprinting genético” -domesticação -seleção sobre a plasticidade fenotípica -assimilação genética e canalização -construção de nicho”.

Dúvidas devem ser encaminhadas para o endereço pg@neuro.ufrn.br.