ICe recebe Marcelo Leite para falar sobre jornalismo de ciência e psicodélicos

O jornalista Marcelo Leite, da Folha de S. Paulo, esteve na tarde de hoje no auditório do Instituto do Cérebro da UFRN, proferindo a palestra “Desafios do Jornalismo de Ciência” e comentando sobre seu último livro, “Psiconautas” (Fósforo, 2021). Apresentado pelo neurocientista Dráulio Araújo, professor e pesquisador do ICe na área de psicoativos, Marcelo falou para alunos, professores, interessados no tema e jornalistas por cerca de uma hora e meia, pontuando sua fala com experiências profissionais e respondendo a perguntas do público.

Na oportunidade, Marcelo leu um trecho de seu livro “Psiconautas” que reporta um pouco da pesquisa desenvolvida pelo professor Dráulio Araújo no Hospital Onofre Lopes, onde é utilizado ayahuasca no tratamento de pacientes com depressão resistente aos medicamentos convencionais. Ele contou que esse estudo foi um dos pontos de partida na sua própria pesquisa sobre ciência psicodélica.

Marcelo Leite e Dráulio Araújo

O jornalista também pontuou tópicos que considera importantes na cobertura dos temas em ciências pela mídia e das dificuldades desse trabalho. Por exemplo, Marcelo citou a Pesquisa de Percepção Pública de Ciência e Tecnologia, publicada em 2019, que indica um interesse sobre ciência relativamente alto da população (62% – mais alto até que política, esporte, arte e cultura). Porém a imensa maioria não sabe citar o nome de um cientista (90%) nem de nenhuma instituição que faça pesquisa (88%).

Palestra “Desafios do Jornalismo de Ciência”

Marcelo também respondeu várias perguntas do público que assistiu à palestra sobre, por exemplo, como surgiram as metáforas utilizadas no livro, como facilitar a compreensão sem cair na banalização e como um senhor na casa dos 60 anos tem descoberto uma nova área de interesse na carreira – o que, para ele, é uma das melhores coisas de ser jornalista: poder aprender coisas novas mesmo com muito tempo de profissão.