ICe-UFRN comemora 11 anos de criação

(colaboração de Williane Silva – Ascom-Reitoria)

Neste dia 13 de maio, o Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) comemora 11 anos de criação. Para celebrar a data, a comunidade acadêmica da unidade realizou um momento festivo com a participação do reitor José Daniel Diniz Melo, quando o gestor destacou o papel do ICe, que engrandece o nome da instituição de ensino ao fortalecer a educação e ciência do país.

O momento marcou o primeiro aniversário do Instituto do Cérebro na sua nova sede, inaugurada em novembro de 2021 e localizada no Campus Central. Na ocasião, o professor e fundador do ICe, Sidarta Ribeiro, lembrou que a unidade é produto de um movimento de pessoas comprometidas com a autonomia do Brasil, que foi abraçado pela UFRN. As diretoras do instituto, professoras Kerstin Schmidt e Bernardete Sousa, também celebraram a nova fase que se iniciou para o ICe com o novo prédio. O evento também contou com a apresentação da pianista Isadora Rezende, aluna do Curso Técnico em Música da Escola de Música da UFRN e já um dos nomes mais promissores em sua arte.

O reitor da UFRN, Daniel Diniz, ressaltou a alegria de estar comemorando o aniversário do ICe na nova sede. O gestor também agradeceu o comprometimento de cada pessoa, que tem como resultado uma unidade com alto nível de produção científica, referência nacional e internacional. “O trabalho desenvolvido aqui é motivo de muito orgulho para nossa instituição e, certamente, fortalece a ciência e educação do nosso país”, afirmou Diniz.

ICe-UFRN

Atualmente, o Instituto do Cérebro da UFRN conta com 18 professores,  29 técnicos e cerca de 40 alunos de pós-graduação. A produtividade da unidade pode ser exemplificada pelos 400 artigos em revistas internacionais e 7.400 citações. Entre os 22 cientistas da UFRN que figuram na lista promovida pela AD Scientific Index, dos dez mil cientistas mais produtivos do BRICS (bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) em 2021, cinco são do ICe. No ranking divulgado recentemente pelo portal Research.com, dos sete professores da Universidade que figuram em três listas, cinco são do Instituto, fazendo da UFRN a única universidade nordestina representada.

Com um programa de pós-graduação próprio, em Neurociências, seus membros também atuam em outros programas, como a Psicobiologia e a Bioinformática. O ICe-UFRN já formou quase 50 mestres, mais de 35 doutores e 30 pós-doutorados, além de contribuir para a formação multidisciplinar dos alunos de graduação da UFRN, por meio do eixo de Neurociências no Bacharelado em Ciência e Tecnologia na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT). O ICe oferece 40 componentes curriculares em vários cursos, incluindo a ECT, o Centro de Biociências (CB), o Centro de Ciências Exatas e da Terra (CCET) e o Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).