Seminário em Neurociências discute como manter o cérebro jovem

O Seminários em Neurociências desta semana discute um tema importante e que interessa a muita gente desta geração. Como manter o cérebro jovem. A palestra, que tem como objetivo discutir a arquitetura dinâmica do córtex visual adulto, será ministrada pela professora Siegrid Lowel, da Göttingen University (Alemanha). Apresentada em inglês, a discussão entra no ar às 10h50 desta sexta-feira, 2, através do canal do YouTube do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), responsável pelo projeto de extensão.

Bióloga e doutora em Neurociências, Siegrid Lowel desenvolve pesquisas que buscam compreender o desenvolvimento e a plasticidade dos circuitos neuronais no córtex de mamíferos. Suas pesquisas usam a combinação de técnicas, incluindo várias de imagem, fisiológicas e análises comportamentais para explorar como a experiência e o aprendizado influenciam a estrutura e a função das redes de células nervosas e como os padrões de atividade e fatores genéticos influenciam esses processos.

No Seminário do ICe ela fará duas perguntas principais: qual é a influência das condições ambientais na plasticidade do cérebro? e quais moléculas controlam as fases plásticas no desenvolvimento do cérebro? “Evidências acumuladas mostram que a criação de animais em um chamado ‘ambiente enriquecido’, provocam efeitos notáveis no cérebro em níveis moleculares, anatômicos e funcionais quando comparados a animais criados em um ambiente de ‘gaiola padrão’”, disse.

Ainda segundo ela, em roedores, o enriquecimento altera a expressão das principais moléculas de sinalização envolvidas na regulação da excitabilidade e plasticidade do cérebro e, assim, influencia muito a função e a plasticidade do cérebro. “Durante o desenvolvimento pós-natal inicial, existem janelas de tempo restritas (períodos críticos) em que o cérebro juvenil é particularmente plástico e é otimizado de uma forma dependente da atividade”, acrescentou.