ICe tem dois minicursos na Mini Reunião Virtual da SBPC

O Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN realiza duas atividades acadêmicas durante a Mini Reunião Virtual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que se estende de 12 a 24 deste mês. Dentro da programação, os WEBMinicursos acontecem em dois momentos. No primeiro, os interessados têm acesso a uma plataforma com uma série de aulas gravadas que podem ser acessadas durante uma semana. No segundo, podem assistir a uma conferência ao vivo os ministrantes. As inscrições podem ser feitas neste link.

No dia 22, às 8h, os neurocientistas do Instituto do Cérebro, Sidarta Ribeiro, Kerstin Schmidt e Claudio Queiroz, apresentam a quarta aula do minicurso “Compreendendo o cérebro”, cujo objetivo é esclarecer como a humanidade chegou a atual compreensão sobre o funcionamento do cérebro humano. O tema será apresentado para não-especialistas através de três perspectivas distintas que funcionarão como pequenas, mas eficazes janelas para abrir horizontes na imensa complexidade neural.

Na primeira aula, o Professor Claudio Queiroz aborda a estrutura e funcionamento básico do neurônio para então explicar uma doença que resulta do mau funcionamento neuronal: a epilepsia. Na segunda aula, a Professora Kerstin Schmidt apresentará os sistemas sensoriais e seus circuitos corticais, com foco na visão. Na terceira aula, o Professor Sidarta Ribeiro (UFRN) incluirá uma apresentação do ciclo sono-vigília e um aprofundamento sobre as funções cognitivas do sono e dos sonhos. A quarta aula, que acontece ao vivo, contará com a presença dos três professores para discussão das questões trazidas pelos participantes.

No dia 23, às 11h, a neurocientista Natalia Bezerra Mota, pesquisadora do ICe, aborda a “Análise computacional da linguagem”. Este curso pretende apresentar as ferramentas computacionais criadas pelo grupo da pesquisadora para diversos fins linguísticos como, por exemplo, predizer o desenvolvimento da leitura e da fala em crianças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *