Seminário discute a representação da imagem na retina

O neurocientista Sergio Neuenschwander, chefe do Vislab do Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN, é o palestrante desta sexta-feira, 17, do projeto Seminários em Neurociências, realizado toda semana pelo próprio Instituto através de seu canal no YouTube. Com o tema “2 + 2 ≠ 4 – a representação da imagem na retina”, a palestra vai ao ar às 10h50 com possibilidades de perguntas para as pessoas que acompanham pela internet.

Sergio Neuenschwander possui doutorado em Neurociências pela Universidade Pierre et Marie Curie (Paris/França) e pós-doutorado no Instituto Max-Planck for Brain Research, (Frankfurt/Alemanha), onde atuou como investigador principal entre 1998 e 2010. Atualmente é professor titular de Neurociências no ICe.

Com experiência na área de neurofisiologia, registros com eletródios-múltiplos da retina e do córtex e estudos de comportamento em primatas, atua em mecanismos da percepção visual, processos da atenção e expectativa temporal, além dinâmica de oscilações neuronais. Recentemente, integrou um grupo internacional que identificou uma nova classe funcional de neurônios que pode abrir uma janela importante para a compreensão sobre os mecanismos da percepção, atenção e a consciência.