Sistema nervoso é tema do próximo Seminários em Neurociências

O médico e neurocientista Daniel Yasumasa Takahashi é o próximo palestrante do projeto Seminários em Neurociências, promovido pelo Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN. Com o tema “Inferindo o fluxo de informação no sistema nervoso”, o professor aborda sobre os métodos de estimação estatística da conectividade neural, parte fundamental das ferramentas quantitativas da neurociência moderna. A discussão vai ao ar nesta sexta-feira, 10, às 10h50 no canal do ICe no YouTube.

Muitas vezes, a interpretação dos resultados obtidos em pesquisa envolvendo esse tema apresenta dificuldades. Na palestra, Daniel busca clarificar alguns conceitos relacionados à conectividade neural com base em seu trabalho e também em trabalhos de outros grupos. Discutirá sobre alguns exemplos de aplicação e os limites metodológicos e trará sugestões de algumas possíveis soluções para essas limitações.

Graduado em medicina e matemática e doutor em bioinformática, Daniel Yasumasa Takahashi é professor do Instituto do Cérebro onde coordena o laboratório Etogênese. Sua pesquisa busca entender como as interações de componentes relativamente simples, em diferentes escalas temporais e espaciais, podem levar à observação de fenômenos emergentes, considerando o tripé: biológico, estatístico e matemático.