Fabíola Oliveira abre I Ciclo sobre Jornalismo Científico e Popularização da Ciência

A Jornalista Fabíola Oliveira, vencedora do prêmio José Reis de Divulgação Científica e autora do livro “Jornalismo científico” é a primeira convidada do I Ciclo de Debates sobre Jornalismo Científico e Popularização da Ciência realizado pelo projeto Sala de Ciências (SCi/UFRN), em parceria com o Instituto Internacional de Física (IIF/UFRN). Com o tema “Entendendo o jornalismo científico”, o debate acontece nesta terça-feira, 2, às 14h30 com transmissão pelo canal do youtube do IIF/UFRN.

Mestre em Ciências da Comunicação e doutora em Jornalismo Científico pela Escola de Comunicação da Universidade de São Paulo (ECA/USP), Fabíola atuou como professora universitária em diversos cursos no Brasil sobre o tema e deixou significativas contribuições para a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foi presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Científico (ABJC) e membro fundadora da Federação Mundial de Jornalistas Científicos (WFSJ). É autora ainda dos livros “100 Anos de Meteorologia no Brasil”, “Caminhos para o Espaço” e “O Brasil Chega ao Espaço”. Aposentada como jornalista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), atualmente se dedica a escrever sobre ciência e temas correlatos.

A mediação será feita pelo diretor da Agência de Comunicação da UFRN (Agecom) e coordenador do SCi, José de Paiva Rebouças, e pelo jornalista do IIF, Cyro Souza. Participam ainda como convidados o professor Juciano Lacerda, do Departamento de Comunicação (Decom/UFRN) e pesquisador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), a professora Kênia Maia, do Decom/UFRN, além da jornalista Mariana Ceci, da Tribuna do Norte. Estudantes vinculados ao SCi/UFRN também poderão interagir.

A proposta é realizar cinco encontros virtuais no mês de junho, um a cada terça-feira, tendo como conferencista uma referência no tema em nível nacional, seja no campo acadêmico ou profissional. Além de Fabíola, estão confirmados os jornalistas Reinaldo José Lopes, colunista da Folha (09/06), Herton Escobar, da Science e do Ciência USP (16/06) e Marta Avancini, da Associação de Jornalistas de Educação – Jeduca (23/06). Todas as transmissões são realizadas pelo canal IIF/URN.

Sala de Ciência

O projeto Sala de Ciência é uma ação coordenada com apoio de várias forças, com objetivo de fortalecer a popularização da ciência e o jornalismo científico da UFRN. Vinculado ao Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) e à Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), tem apoio do IIF/UFRN, Reitoria, Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), Departamento de Comunicação Social (Decom), Instituto de Medicina Tropical (IMT), Museu Câmara Cascudo (MCC) e Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE).

O SCi/UFRN conta ainda com a importante participação de jornalistas da Agecom e bolsistas e estudantes do Decom. Para conhecer mais, basta acessar o projeto no Sigaa ou seguir suas redes sociais: @sciufrn.

Texto: Allan Almeida – Sala de Ciência UFRN