Selma Jerônimo fala sobre paz e planejamento durante pandemia

A médica Selma Jerônimo, diretora do Instituto de Medicina Tropical (IMT/UFRN) é a conferencista desta sexta-feira, 29, do projeto Seminários em Neurociências, organizado de forma online pelo Instituto do Cérebro (ICe/UFRN). Com o tema SARS-CoV2 in the tropics: need for peace and planning, Selma destaca o trabalho da UFRN no combate à doença, ao passo que aponta a necessidade de planejamento e pacificação nos discursos políticos neste período de pandemia. A apresentação acontece às 10h50 no canal do YouTube do ICe.

No IMT, Selma conseguiu organizar uma das frentes de trabalho mais promissoras da UFRN no enfrentamento ao novo coronavírus. Contando com apoio de diversos outros departamentos e unidades, tem realizado a testagem para detecção da Covid-19 e de outras doenças respiratórias, além de arboviroses em pacientes do RN. Esse trabalho tem sido fundamental para auxiliar o estado nessa luta, sobretudo porque permite agilidade nos diagnósticos e ampliação dos planejamentos governamentais e dos órgãos da saúde.

Essa discussão encaixa bem nos Seminários em Neurociências que começaram a ser transmitidos após o isolamento social, voltados para o tema da Covid-19. A iniciativa é do professor Tarciso Velho, mediador das discussões, que busca unir várias vozes para esclarecer, de maneira qualificada, o atual momento por que passa o mundo.

Além de Tarciso, já passaram pelo canal os neurocientistas do ICe Claudio Queiroz, Eduardo Sequerra, Sidarta Ribeiro e Rodrigo Romcy-Pereira. Também se apresentaram o pesquisador Nelson Vaz, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o diplomata Ernesto Mané Jr e a jornalista Sabine Righetti, do Laboratório de Jornalismo da Unicamp e da Agência Bori de divulgação científica. Todas essas lives estão disponíveis no canal do ICe YouTube.