Instituto do Cérebro divulga seminários online

O Instituto do Cérebro da UFRN (ICe) transferiu para o YouTube alguns de seus seminários semanais sobre neurociências e outros contextos da ciência no Brasil. As atividades que aconteciam internamente na unidade agora estão à disposição de toda a população de forma gratuita, por meio deste link.

Já estão disponíveis quatro seminários. No último, publicado no dia 10, o professor Sidarta Ribeiro fala, durante mais de uma hora, sobre O futuro da ciência no Brasil. Antes, no dia 3, o professor Claudio Queiroz trouxe para o debate o tema: Coronavírus: o que os dados nos dizem

As outras duas palestras de estreia desse novo serviço oferecido pelo ICe foram ministradas pelo professor Eduardo Sequerra, que tratou sobre Infecção do sistema nervoso central por coronavírus, e Tarciso Velho, que falou a respeito da Biologia molecular do coronavírus: lições sobre SARS-Cov-2 e Covid-19.

A iniciativa desta ação foi do professor Tarciso Velho, com incentivo do professor Draulio Araújo e apoio de todo o corpo docente e técnico do Instituto. De acordo com Tarciso, o isolamento permitiu ao ICe levar seus seminários para além do público interno.

“Em tempos de isolamento total, manter uma atividade acadêmica deste porte tem sido uma experiência fantástica. Nos dá um sentimento de normalidade, de que mesmo em tempos de pandemia a nossa comunidade científica se mantém forte, presente e unida, discutindo este tema tão importante que é o SARS-Cov-2 e o Covid-19”, completa Tarciso.