Estudante do ICe é aceito em curso de neurociências na Transilvânia

O estudante de doutorado Thawann Malfatti, do Laboratório de Audição e Atividade Neuronal, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), foi selecionado para um curso na Escola de Verão de Neurociência Experimental da Transilvânia (TENSS), na Romênia. Apenas 15 pesquisadores de todo o mundo são selecionados a cada ano para vivenciar a troca de experiência na área das neurociências.

O TENSS é focado em métodos experimentais e teóricos para estudar como o cérebro opera no nível dos circuitos neuronais. Durante sua estadia, de 1º a 21 de junho, Thawann terá acesso a vários conceitos e técnicas óticas e eletrofisiológicas usadas atualmente em neurociência de sistemas, desde o básico até tópicos avançados em bases teóricas e experimentais.

Com metodologia teórico-prática, o curso oportunizará maiores conhecimentos e técnicas em experimentação animal, como eletrofisiologia in vivo, técnicas optogenéticas e análise de dados eletrofisiológicos, que interessam a seus estudos. “Essa experiência será importante para poder entender mais a fundo alguns conhecimentos que não tive contato na graduação, como análise de dados e outros tipos de experimentos que eu poderei aprimorar aqui”, destaca.

Formado em Fonoaudiologia pela UFRN, Thawann estuda no ICe desde o mestrado. Atualmente, pesquisa sobre circuitos neuronais relacionados à origem e manutenção de um tipo de zumbido na audição. Seu conhecimento avançado em programação teve peso significativo na seleção para o curso do instituto romeno.

Para Katarina Leão, chefe do laboratório onde Thawann realiza seu doutorado, este intercâmbio permitirá a ele maior refinamento no olhar para sua própria pesquisa e a ciência como um todo.

A TENSS é organizada pelo Instituto de Neurociência da Transilvânia (TINS) com apoio da Federação das Sociedades Europeias de Neurociências (FENS) e do Comitê Regional Pan-Europeu da Organização Internacional de Pesquisa do Cérebro (IBRO-PERC).