Simpósio da Casa impressiona convidados e participantes

“Voltei ao Brasil depois de quase 12 anos fora e ver, ao chegar aqui, essa qualidade de ciência que o pessoal está produzindo no Instituto do Cérebro me deixou realmente impressionado”. As palavras são do neurocientista Gustavo Rohenkohl, pesquisador do Max-Planck Institute-Frankfurt e da Universidade de São Paulo, que encerrou o primeiro dia do 4º Simpósio da Casa do Instituto do Cérebro da UFRN. Nos dois dias de evento (29 e 30 de novembro), realizados no auditório do Instituto Internacional de Física da UFRN, diversos cientistas apresentaram suas pesquisas em desenvolvimento, muitas delas premiadas e com investimentos externos.

Gustavo Rohenkohl, pesquisador do Max-Planck Institute-Frankfurt e da USP. FOTO: Paiva Rebouças – Ascom/ICe-UFRN

O físico e neurocientista argentino Enzo Tagliazucchi (UBA/Argentina), um dos mais importantes pesquisadores em psicodélicos do mundo, responsável pela última palestra do Simpósio, disse ter ficado surpreso com a organização do evento e feliz em participar. Segundo ele, os assuntos discutidos foram muito criativos e foi bastante interessante ver as discussões sobre modelos animais e humanos. “Nunca havia estado em Natal que é um lugar maravilhoso e com pesquisadores fantásticos. Espero voltar outras vezes”, acrescentou.

Enzo Tagliazucchi (UBA/Argentina), importante pesquisador em psicodélicos. FOTO: Paiva Rebouças – Ascom/ICe-UFRN

Para Marcelo Leite, jornalista da Folha de São Paulo, especialista em jornalismo científico, o evento deu um panorama das pesquisas que estão sendo desenvolvidas no ICe. “Achei de altíssimo nível e certamente vou querer voltar aqui para fazer muitas matérias”, destacou. Marcelo não estava na lista de convidados, apareceu de surpresa para aprofundar suas pesquisas para um novo livro, cujo assunto não foi revelado.

Marcelo Leite, jornalista científico da Folha de São Paulo. FOTO: Anastácia Vaz – Agecom/UFRN

Realizado anualmente, o Simpósio tem como objetivo socializar os projetos e resultados obtidos por pesquisadores da casa, bem como de pesquisadores convidados. Com o apoio da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da UFRN e da International Brain Research Organization (IBRO), o tema deste ano foi: “Neurociência na UFRN: movendo-se através do espaço e do tempo”, fazendo alusão à consolidação do ICe como centro de pesquisa em neurociência no mundo.

Kerstin Schmitd, diretora do ICe-UFRN, durante abertura do 4º House Symposium. FOTO: Anastácia Vaz -Agecom/UFRN

Segundo o professor Claudio Queiroz, coordenador do evento, o Simpósio da Casa é uma excelente oportunidade para conectar jovens e veteranos pesquisadores, compartilhar técnicas e metodologias, além de fomentar colaborações científicas.

Claudio Queiroz, professor e coordenador do 4º House Symposium. FOTO: Paiva Rebouças/Ascom/ICe-UFRN

Concurso de imagens em ciências

Bryan Souza e Igor Sales, ganhadores do primeiro concurso de imagem científica. FOTO: Paiva Rebouças – Ascom/ICe-UFRN

A novidade do Simpósio da Casa deste ano foi o Concurso de Imagens em Ciências que teve dez concorrentes. O primeiro lugar ficou com o neurocientista (pós-doutorando do ICe) Igor Sales que comoveu as pessoas com a fotografia de um ratinho simpático de olhos verdes. Com o título “Captura de paparazzi – olhos de esmeralda”, a imagem foi capturada durante estudo que caracterizou um novo modelo de status epilepticus induzido por pilocarpina em camundongos.

Foto vencedora do primeiro concurso de imagens científicas do ICe-UFRN. FOTO: Igor Sales

O segundo lugar ficou com o doutorando Bryan Souza (ICe-UFRN). Com o título “Mapas do Cérebro”, a imagem audaciosa apresenta um mapa da taxa de disparo de 1047 células de ratos em uma pista linear. Para formar o padrão mostrado, as células de lugar foram amostradas com a substituição de acordo com a posição de campo do local. Código de cores para os valores da taxa de disparo normalizado em quatro mapas de cores diferentes. Um mapa unificado de espaço e cor, encaminhando a informação através do cérebro (instituto).

Foto que tirou segundo lugar no primeiro concurso de imagens científicas do ICe-UFRN. FOTO: Bryan Souza

Além de prêmio em dinheiro, as imagens vencedoras serão usadas de decoração no hall de entrada do novo prédio do ICe, no campus central, que fica pronto no começo do ano que vem.

 

GALERIA DE IMAGENS

APRESENTAÇÕES/PALESTRAS

PÔSTERES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *