Futebol Zen movimenta estande do ICe-UFRN na Cientec

O clima é de Copa do Mundo, mas o futebol é para quem tem paciência e consegue relaxar mesmo em momentos de competição. Uma das experiências mais concorridas no estande do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN) na Cientec, o Futebol Zen atrai competidores diferentes que precisam fazer gols usando apenas a concentração e a força da mente.

A iniciativa do professor George Nascimento, do Departamento de Engenharia Biomédica, desenvolvida em interação com o ICe-UFRN busca explicar o funcionamento das ondas alfas em nosso cérebro. “No Futebol Zen, cada chute é dado pela potência das ondas alfas captadas em dois jogadores por meio de um eletroencefalograma”, explica a estudante de mestrado Caroline Pereira que apresenta a proposta no estande.

A partir do eletroencefalograma, as ondas alfas de cada jogador são captadas, levadas a um computador e a diferença no potencial do alfa entre os jogadores faz a bola ser chutada em favor de quem tiver um potencial de alfa maior. “É zen porque essas ondas alfas estão presentes quando meditamos ou quando fechamos os olhos e nos concentramos” completa Caroline.