ICe leva futebol zen para a Cientec

Que tal jogar futebol usando apenas a força da mente? O problema é que a bola só se mexe se o competidor estiver relaxado. Este é o desafio da atividade Futebol Zen que será levada para a Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN).

Eletrodos posicionados sobre as cabeças de dois competidores registram o ritmo alfa de seus cérebros, as chamadas ondas cerebrais lentas. Quanto mais relaxado estiver o participante, mais capacidade ele terá de movimentar a bola e fazer gols.

O divertido nesta atividade é a presença da torcida. Vence quem conseguir ficar tranquilo em relação ao opositor, mas também não se deixar influenciar pelos apoiadores. Além de se divertir, os participantes aprendem um pouco mais sobre como o nosso cérebro funciona.

Outras atividades

O ICe-UFRN levará diversas experiências científicas para interagir com o público. Bioleletrogênese, Neuroanatomia, Memória, Sentidos, Realidade Virtual, Mão Mioelétrica, Drogas, Caixa Ótica, Emotive e Estimulação Elétrica Funcional são atividades lúdicas, mas essenciais para divulgar as neurociências em uma linguagem acessível para todos os públicos.

As apresentações acontecem nos três horários: manhã, tarde e noite, das 8h às 22h. Professores, técnicos e estudantes de graduação e pós-graduação conduzem os experimentos e as explicações. Os estandes do ICe ficam localizados no pavilhão da Saúde.

Cientec

A Semana de Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec) 2018 começa nesta quinta-feira, 28 de junho, com três grandes dimensões: Mostra da Cientec, Reunião Acadêmico-Científica e Cientec Cultural com eventos artísticos, apresentações e exposições e suas discussões pedagógico-culturais. O evento está inserido na programação alusiva aos 60 anos de criação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).