Estudante do ICe-UFRN é selecionado para o Vienna BioCenter Summer School

O objetivo de viajar pelo mundo fazendo ciência começou a acontecer em fevereiro para o jovem Rodolfo Diógenes, 22, estudante de mestrado do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN). Ele foi um dos 25 selecionados para o programa Vienna BioCenter Summer School, em Viena, na Áustria, do qual fazem parte vários laboratórios. Rodolfo fará estagio no laboratório do neurocientista David Keays, do Research Institute of Molecular Pathology (IMP). Pelo menos três mil alunos do mundo inteiro participaram da seleção.

Nas dez semanas que ficará na Europa, entre junho e agosto deste ano, Rodolfo terá acesso às pesquisas do laboratório de Keays que estuda “como os neurônios migram no desenvolvimento do cérebro” e “como os animais detectam o campo magnético”. Sua vivência como bolsista do ICe, durante a graduação em Ciências e Tecnologia, com ênfase em Neurociências, pela UFRN, lhe deu uma importante bagagem para a troca de experiência internacional.

No laboratório de Rodrigo Romcy-Pereira, o estudante aprendeu a realizar cirurgias estereotáxicas, gerar modelo animal de autismo induzido por ácido valpróico (VPA), implantar eletrodos e outras atividades que certamente pesaram na hora da seleção. Isso mostra a importância das bolsas de iniciação científica no desenvolvimento acadêmico dos estudantes.

Para Rodolfo, que sempre teve vontade de morar fora, a Escola de Verão é um pequeno passo para este sonho. “Já fiz dois intercâmbios, na Inglaterra e na França para aprimorar os idiomas, agora tenho a chance de conhecer novos laboratórios, aprender ciência e melhorar meu alemão”, adiantou.

Katarina Svahn Leão, orientadora de Rodolfo, diz que esta oportunidade mostra o quanto é possível viajar sem dinheiro para aprender ciência, já que estes editais cobrem todas as despesas. “É importante também para que estes alunos conheçam as pesquisas desenvolvidas lá fora e percebam que não é tão diferente do que realizamos aqui”, destacou.

A seleção para o Vienna BioCenter Summer School acontece todos os anos. Para participar é preciso estar vinculado a um programa de graduação ou pós-graduação, ter alguma experiência com pesquisa, bom desempenho acadêmico e alto nível de inglês. O candidato envia currículo e uma carta de intenção e, sendo selecionado, participa de uma entrevista virtual.

Mais informações podem ser acessadas no site: www.training.vbc.ac.at/summer-school/how-to-apply.