Sidarta Ribeiro integra coordenação do 1º seminário temático da SBPC

O neurocientista Sidarta Ribeiro, vice-diretor do Instituto do Cérebro da UFRN, é um dos coordenadores e palestrantes do primeiro seminário temático da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que acontece em Recife, nesta sexta-feira, 13, das 8h30 às 17h. Com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação”, a atividade será realizada no auditório da Fiocruz, dentro do campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A atividade faz parte das comemorações dos 70 anos da entidade.

Como parte da série “Políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação para o Brasil que queremos”, o primeiro dos oito seminários programados tem como objetivo coletar demandas da comunidade científica e tecnológica para encaminhar aos candidatos à presidência da república. O encontro terá quatro painéis de debates com a participação de 15 conferencistas de diversos órgãos e instituições nacionais.

As palestras e painéis trazem para a discussão os seguintes assuntos: Desafios da ciência, tecnologia e inovação no Brasil; Inovação e Ciência; CT&I nos Estados; Pesquisa básica e Ciência e atuação no Parlamento. Entre os convidados está o ex-ministro de Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende, que falará sobre os desafios da C&T e inovação no País. Sidarta Ribeiro participa do primeiro painél que tem como norte “inovação e ciência”.

Também confirmaram presenças como palestrantes e painelistas: Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC, Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Bonciani Nader, ex-presidente da SBPC, Francilene Garcia, presidente do CONSECTI, Abraham Benzaquen Sicsú, presidente da FACEPE, Celina Turchi, pesquisadora da Fiocruz e a deputada federal Luciana Santos.

Ao término do evento, será elaborado um documento, intitulado de “Carta de Pernambuco”, com as demandas e os resultados do encontro. Este documento será norteador para o fortalecimento da luta em favor da ciência brasileira. Toda a programação será aberta ao público em geral e terá certificado de participação.

Abertura (8h30 – 8h45)

Ildeu de Castro Moreira, presidente da SBPC

Luiz Davidovich, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Palestra principal: (8h45 – 9h15)