Bernardete Sousa participa de conferência sobre primatas na França

A médica e neurocientista do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), Maria Bernardete Cordeiro de Sousa, está em Marseille na Franca, para participar da 4° Conferência Internacional do Institut de Neurosciences de la Timone (INT), que neste ano tem como tema: O sagui na Neurociência. Ao todo, 18 palestrantes internacionais foram convidados para a conferência que acontece nestes dias 22 e 23 de março. Este será o primeiro evento deste tipo organizado na França.

Trabalhando com este animal há quase 30 anos, a neurocientista produziu, em colaboração com outros pesquisadores da UFRN, um corpo de informações e publicações científicas com grande relevância internacional. Em sua palestra “Induced depression in immature marmosets: behavioral and endocrine correlates”, a ser apresentada nesta quarta-feira, 22, Bernardete fala sobre o uso do sagui como modelo de depressão em adolescentes. Este trabalho foi desenvolvido em parceria com a professora Nicole Galvão-Coelho, do departamento de Fisiologia do Centro de Biociências, e alunos de graduação em Ciências Biológicas e pós-graduação em Psicobiologia e Neurociências.

Segundo Bernardete, primatas são bons modelos para estudo sobre as consequências adversas do estresse (especialmente crônico) e a relevância de tais consequências para psicopatologia humana e fisiopatologia, devido a sua relação filogenética com os seres humanos, observada pela semelhança e complexidade de suas habilidades cognitivas e organização social. “O sagui é muito utilizado na pesquisa científica por diferentes pesquisadores de institutos de pesquisa e universidades de países da Europa, Ásia e dos Estados Unidos”, completou a cientista.

Veja a  programação em anexo.