Eduardo Sequerra faz palestra em Seminário sobre Arboviroses

O professor Eduardo Sequerra, coordenador de extensão do Instituto do Cérebro (ICe-UFRN), participa nesta terça-feira, 19, da 3ª edição do ‘Seminário sobre Arboviroses e Vetores – extensão, pesquisa e ensino’, promovido pela Pró-reitoria de Extensão (Proex-UFRN). O evento, que acontece no Auditório da Reitoria, começou às 8h da manhã, com programação o dia inteiro. Sequerra fará palestra sobre “pesquisa em neurociência” às 14h30.

Arboviroses são doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e das febres chikungunya e amarela. A classificação “arbovírus” engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos) e é pauta de discussão no campus desde que a epidemia se espalhou pelo país a partir de 2015.

A emergência desses vírus trouxe um problema a mais para a saúde pública no Brasil. Associa-se a isso a necessidade de se intensificar e repensar as ações para o controle da população de Aedes Aegypti, e a busca de conhecimentos sobre os diferentes e complexos fatores envolvidos com a infecção, a patogenicidade e os problemas ocasionados pelos vírus.

O Seminário traz a oportunidade de atualização, troca de experiências e debate acerca da situação epidemiológica atual e dos diferentes aspectos que permeiam a transmissão dos arbovírus, a doença, o acompanhamento e a terapêutica, presentes como objeto de estudo nos projetos de pesquisa, extensão e pós-graduação da UFRN.