Diretor do ICe recebe Prêmio Celso Furtado em Brasília

Sidarta Ribeiro expõe certificado do Prêmio Celso Furtado, ao lado do professores Aldo Paviani (UnB) e do economista Marcos Formiga. (Foto: arquivo pessoal)

O neurocientista Sidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), recebeu nesta terça-feira, 5, em Brasília, o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional, vencido pelo instituto na categoria “Práticas exitosas de produção e gestão institucional”, a partir de uma iniciativa dele e da neurocientista Kerstin Schmidt. O anúncio aconteceu no dia 22 de novembro, mas só agora a premiação foi entregue.

O destaque para o projeto foi o avanço científico promovido pelo Instituto do Cérebro no País, há seis anos, por meio de sua capacidade de inovar, produzir ciência de qualidade, repatriar cientistas, formar estudantes e novos pesquisadores. Com o dinheiro do prêmio, será criado um fundo de pesquisa voltado para o financiamento de projetos de desenvolvimento e inovação.

Na solenidade, Sidarta Ribeiro contou a história do ICe e destacou o papel crucial do Estado Brasileiro na criação deste Instituto, bem como na manutenção do investimento em pesquisa e tecnologia. Ele também agradeceu e parabenizou os professores, técnicos e alunos da casa, assim como à reitora Ângela Paiva, os ex-reitores Ivonildo do Rego e Othom Anselmo, o ex-ministro Sergio Rezende e o ex-Presidente Luís Inácio Lula da Silva, por terem acreditado no projeto desde o início.