Instituto do Cérebro abre laboratório de microscopia para público externo

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) coloca à disposição da comunidade acadêmica, instituições públicas e empresas privadas seu laboratório multiusuário de microscopia para pesquisa histológica, celular e de biomateriais.

Para utilizar a estrutura é necessário o pagamento de uma taxa que será revertida para a manutenção dos próprios equipamentos. Caso os interessados não possuam conhecimento no manuseio dos microscópios, o próprio ICe oferece um treinamento teórico e operacional. Os valores dos treinamentos, utilização dos microscópios, regras de uso, verificação de disponibilidade e contatos para agendamento estão disponíveis no site: http://neuro.ufrn.br/microscopia/

O espaço possui cinco microscópios óticos de ponta com as mais avançadas técnicas de caracterização microscópica, que vão desde a reconstrução tridimensional, até laser para experimentos in-vivo. Os interessados podem agendar uma hora de visita, contando com o apoio de uma consultoria gratuita para conhecer e testar os equipamentos.

Equipamentos disponíveis:

Microscópio de fluorescência e campo claro;

Microscópio de fluorescência com Apotome e sistema de estereologia;

Microscópio invertido com incubadora para videomicroscopia;

Microscópio confocal e multifoton;

Microscópio de microdissecção e pinça ótica.