Laboratório Multiusuário de Microscopia

O Instituto do Cérebro abre as portas do laboratório de microscopia para a UFRN, demais instituições públicas e outros que precisem de microscópios de ponta para suas pesquisas.

Oferecemos treinamentos básicos teórico e operacional a depender do microscópio de interesse;

  • microscopia de campo claro e fluorescencia,
  • microscopia confocal e multifóton,
  • Stereologia e Apotome
  • Time lapse e Cell Observer
  • Microdissecção e Pinça ótica

O treinamento e as horas de uso são taxadas segundo nossa tabela de preços. A comunidade científica do Ice se orgulha em contribuir para pesquisa!

Preço de Uso dos Microscópios

Neste ano 2017 estaremos implementando a tabela de preço de uso de cada microscópio por hora. O preço é fixado com base no custo de reposição de peças como lâmpadas de fluorescência e campo claro,  óleo de imersão, laser e controlador de umidade, assim como os custos de manutenção preventiva. Levando em conta também a poupança de recursos para possíveis reparos , como já é feito em outras universidade do Brasil.

A tabela será disponibilizada aqui no site assim que estiver pronta.

Funcionamento da Microscopia 2015

Prezados,

Informo que a partir do mês de abril estarei entrando de licença maternidade, juntamente com férias até o mês de novembro. Segue abaixo o funcionamento do Laboratório de Microscopia durante minha ausência.

Microscópio Confocal
Será desligado com a chave mestra que ficará guardada com o prof. Marcos. Aqueles que desejarem utilizar o confocal devem procurá-lo com antecedência. Percebemos que mesmo aqueles que já fizeram o treinamento, esquecem das funções básicas devido ao longo tempo sem utilizar o equipamento, ou devido a falta de anotações durante o treinamento.

É de extrema importância que o usuário reconheça sua limitação e procure utilizar o confocal acompanhado por mim, ou pelo prof. Marcos. Mais especificamente pelo prof. Marcos durante minha ausência.

Microscópio Reto e StereoInvestigator
Seguem normalmente com marcação da agenda do google para quem já fez o curso do microscópio. Dúvidas procurem a Juliana.

Invertido e Vídeomicroscopia
Estamos descontinuando o uso desse microscópio para fotos simples. Será utilizados para cultura, poços e videomicroscopia. Dúvidas procurar aluna Jéssica Alves ou prof. Marcos.

Usuários Externos
Toda intenção de usar a microscopia deve ser encaminhada por e-mail ao prof. Marcos, solicitando o uso do equipamento e explicado a natureza da pesquisa. O uso do confocal será acompanhado pelo prof. Marcos. O uso do microscópio reto será acompanhado pela funcionária Juliana. Demais microscópios serão definidos de acordo com a necessidade.

Aqueles que desejarem um update/reciclagem sobre qualquer dos microscópios me procure na microscopia até o fim do mês.

Att.

Rebecca

Regras do Laboratório

Caros colegas,

Reforço a importância de todos seguirem as regras de utilização da Microscopia. Esta semana, eu encontrei vários problemas no Microscópio Multifóton/Confocal, certamente ocasionados por mau uso. Este equipamento deve ser utilizado apenas para imagens confocais, não sendo indicado para visualizar resultados de imunos e fazer imagens de fluorescência que podem muito bem ser realizadas em outros equipamentos, mais simples e tão bons quanto o primeiro para imagens de epi-fluoresncência. Gostaria de lembrar que, apenas este ano, já precisamos pagar mais de 5 mil reais para uma visita técnica, para alinhamento de lasers do multifóton/confocal, além de outros problemas que por sorte puderam ser resolvidos por mim e Rebecca, assessorados pelos técnicos ao telefone.
Por estes motivos, estejam certos que as penalidades listadas no e-mail da Rebeca serão aplicadas com rigor, tendo em vista que o mau uso dos equipamentos gera ônus financeiro ao ICe além de prejudicar o trabalho de outros colegas.
Att.,
Marcos Costa