Doutoranda de professora do ICe recebe prêmio do Conselho de Medicina da Alemanha

A aluna de doutorado Christiane Jungen orientada pela professora do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Kertin Schmidt, foi agraciada com o Prêmio para o Melhor Doutorado em Medicina do Estado Hesse da Alemanha. A pesquisa é fruto de parceria entre a UFRN e o Instituto Max-Planck (Alemanha).

O Conselho de Medicina do Estado de Hesse concedeu o prêmio à estudante pelo trabalho “Direction of Visual Callosal Connections”. De acordo com a professora Kerstin, a pesquisa teve início, sob a sua orientação, no Instituto de Pesquisa do Cérebro Max-Planck, em Frankfurt (Alemanha), e continua em Natal, no ICe-UFRN, com a mesma linha de pesquisa e com os mesmos métodos.

“Basicamente, descobrimos que, em certas regiões visuais, neurônios que processam a mesma direção de movimento por meio do meridiano vertical do campo visual (linha vertical que passa entre os olhos pelo nariz) são interligados pelo corpo caloso (estrutura cerebral). Conseguimos também analisar um possível mecanismo de antecipar movimentos prováveis, atravessando esse meridiano vertical”, explica a docente.

O próximo passo aqui no Brasil será para aprofundar como a informação dos dois olhos separados se integra, pelas fibras calosais, no processamento dos movimentos direcionados pelo meridiano vertical.