ICe e DEF realizam 6º batizado de Capoeira

O Instituto do Cérebro (ICe) e o Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realizam, de 16 a 18 de julho, o 6o Batizado Capoeira Brasil, no Ginásio Poliesportivo do Campus Central. O evento contará com aulas, palestras e rodas de capoeira.

O encontro faz parte do projeto de extensão “Capoeira e Cultura Popular: práticas acadêmicas e comunitárias”, o qual é coordenado pela professora Margareth Vasconcelos (DEF), conta com a colaboração do professor Patrick Coquerel (DEF) e a participação das comunidades acadêmica e externa. A ação tem o intuito de fortalecer a identidade cultural, com base em atividades genuinamente brasileiras, promovendo a prática, o estudo e a discussão da capoeira, do Maculelê, do Coco, do Samba de Roda, entre outras expressões culturais.

Segundo o diretor do ICe, Sidarta Ribeiro, também conhecido na Capoeira como “Professor Piloto”, o evento tem o objetivo de reunir pessoas independente da sua origem, condição financeira e cor. O docente também faz uma relação entre a atividade cultural e seu trabalho como pesquisador, dizendo que “a capoeira e a ciência possuem dois pontos em comum, a disciplina e a diversão. Se não tivermos os dois nessas duas áreas não conseguimos avançar”.

O 6o Batizado contará com a participação especial do fundador do Grupo Capoeira Brasil, Paulinho Sabiá, que ministrará aulas e uma palestra, além de mestres de outros grupos. Para finalizar o evento, às 14h, do sábado, 18, será realizada a cerimônia de batizado, momento festivo de apresentação e introdução de um novo capoeirista, que recebe sua primeira corda e um “apelido” (nome de capoeira). Na ocasião, os demais alunos também passarão a graduações superiores. Nos três dias de evento, haverá rodas de capoeira. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: capoeirabrasilufrn@gmail.com.

16 de junho (quinta-feira)
Aula Mestre Caxias (Capoeira Brasil) – 15h
Aula Mestre Delicado (Senzala de Grão Mestre Dunga) – 16h30
Aula Paulinho Sabiá (Capoeira Brasil) – 18h