Instituto do Cérebro encerra simpósio internacional amanhã

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz, encerra a programação do simpósio “The Changing Brain”, nesta quarta-feira, 15, no Hotel Praia Bonita, localizado no município de Nísia Floresta-RN. O evento está discutindo os mecanismos celulares e moleculares relacionados ao desenvolvimento do córtex cerebral, à formação de novos neurônios e às doenças neuropsiquiátricas e seus tratamentos.

De acordo com o coordenador de Pós-Graduação do ICe, Marcos Romualdo Costa, este é o primeiro encontro internacional realizado no estado sobre o desenvolvimento do cérebro, neurogênese no cérebro adulto, reprogramação celular e estudo dos mecanismos celulares e moleculares de doenças neurológicas e psiquiátricas e conta com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da empresa de microscopia Carl Zeiss.

O encontro é um exemplo concreto da internacionalização da pesquisa em neurociências, pois o simpósio conta com palestrantes de diversas instituições de pesquisa do Brasil e do mundo, como Johannes Gutenberg Universität (Alemanha), Universidad Miguel Hernández (Espanha), Dorris Neuroscience Center (EUA), Instituto de Ciências Biológicas (UFRJ – Brasil), École de Neurosciences Paris Île-de-France (França), Institute of Stem Cell Research (Alemanha), Departamento de Bioquímica (UFRGS – Brasil), Universidad Autonoma de Madrid (Espanha), Virginia Commonwealth University (EUA), Harvard University (EUA), entre outras.

Para encerrar o evento, nesta quarta-feira, 15, ainda haverá palestras com Francisco Clascá (Universidad Autonoma de Madrid), Joyce Stipursky (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Babette Fuss (Virginia Commonwealth University), Giulio Srubek Tomassy (Harvard University), Stevens Kastrup Rehen (Instituto D’Or de Pesquisa), Marisa Karow (Ludwig Maximilian Universität ) e Marcos Romualdo Costa do (ICe).

Confira a programação do evento: http://neuro.ufrn.br/changingbrain/.