Jornalista da SBPC encerra ciclo sobre popularização da ciência

O projeto de extensão Sala de Ciências (SCI/UFRN) encerra nesta terça-feira, 30, a primeira edição de seu Ciclo de Debates sobre Jornalismo Científico e Popularização da Ciência. A última convidada é a coordenadora de comunicação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Daniela Klebis, que vai discutir sobre As frentes da comunicação científica: do jornalismo às políticas de CT&I. A conferência acontece às 14h30 no canal: youtube.com/iiptv.

O momento será mediado pelos jornalistas José Paiva Rebouças, diretor da Agecom/UFRN, e Cyro Souza, do Instituto Internacional de Física (IIP/UFRN), com apoio da estudante de jornalismo da UFRN Marcelha Pereira. Participam do debate as pesquisadoras Gabriela Lemos, da Universidade de Massachusetts (EUA), Emily Gonzaga (PPgEM/UFRN) e Aléxia Micaella, do Programa de Pós-Graduação em Neurociências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Daniela Klebis é jornalista, doutoranda em Política Científica e Tecnológica pela Unicamp, mestre em Comunicação Pública e Social pela London School of Economics e especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp. Com experiência nas áreas de jornalismo e comunicação corporativa, atua na comunicação da ciência e tecnologia, política científica e tecnológica, psicologia social da comunicação, percepção pública da ciência, jornalismo científico, engajamento público e representações sociais.

I Ciclo de Debates sobre Jornalismo Científico e Popularização da Ciência da UFRN chega ao fim depois de cinco conferências sobre o tema, contando com a desta terça-feira. Passaram pelo canal de discussão os jornalistas Fabíola Oliveira, Reinaldo José Lopes, Herton Escobar e Marta Avancini, cada um com um tema distinto que ajudam jornalistas e cientistas a melhorarem seu entendimento sobre a popularização da ciência. Todas essas conferências estão disponíveis no youtube.com/iiptv.

Sala de Ciência

Idealizado pelo jornalista José de Paiva Rebouças, o projeto Sala de Ciência é uma ação coordenada com apoio de várias forças, cujo objetivo é fortalecer a popularização da ciência e do jornalismo científico na UFRN. Vinculado ao Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) e à Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), tem apoio do IIF/UFRN, da Secretaria de Relações Internacionais (SRI), da Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), do Departamento de Comunicação Social (Decom), do Instituto de Medicina Tropical (IMT), do Museu Câmara Cascudo (MCC) e do Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE).

O SCI/UFRN conta ainda com o apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), além da importante participação de jornalistas da Agecom e de bolsistas e estudantes do Decom. Para conhecer mais o trabalho, basta acessar suas redes sociais: @sciufrn. Interessados em colaborar como voluntário podem procurar o projeto no Sigaa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *