Instituto do Cérebro é único representante do Nordeste em ranking do Research.com

O portal Research.com realiza anualmente um ranking mundial de pesquisadores e universidades mais destacados em produção acadêmica. Com base no número de citações, publicações e no índice D-Index, a lista classifica, em 26 disciplinas, os cientistas mais prolíficos em suas áreas. O Instituto do Cérebro mais uma vez representou a UFRN na área de Neurociência no Brasil, tornando-a a única instituição nordestina a figurar nesta relação.Dos 54 pesquisadores da lista, cinco são da UFRN, sendo quatro do ICe, fazendo da nossa universidade a única representante da região Nordeste. A relação completa está disponível no link

Martín Cammarota, Coordenador do Laboratório de Pesquisas da Memória e professor do Instituto do Cérebro da UFRN, é o 8º colocado no ranking de neurocientistas brasileiros. Os outros professores que aparecem na lista são Sidarta Ribeiro (17º); Lia Bevilaqua (18º), também do Laboratório de Pesquisas da Memória; Adriano Tort (25º); e Janine Rossato (51º), que é lotada no Centro de Biociências, mas também atua como pesquisadora do Laboratório de Pesquisas da Memória. 

Em sentido horário: Martín Cammarota, Lia Bevilaqua, Sidarta Ribeiro, Adriano Tort e, ao centro, Janine Rossato.

“O Instituto tem orgulho de contar com esses cientistas e laboratórios destaques, que contribuem localmente para o desenvolvimento de pesquisa no Nordeste brasileiro e podem dar visibilidade a essa região no contexto internacional”, comentou a diretora do ICe, professora Kerstin Schmidt.

Das 26 disciplinas analisadas pelo portal, a UFRN aparece em mais cinco: Química, com o professor Carlos A. Martínez-Huitle (na posição 33 de 117); em Ciências da Terra, com o professor Francisco H. R. Bezerra (na posição 32 de 36); em Matemática, com o professor Benjamin Bedregal (na posição 16 de 22) – que também aparece na lista de Engenharia e Tecnologia na posição 21 de 30; e em Física, com o professor Giulio Casati (8 de 9).