UFRN empossa nova direção do Instituto do Cérebro

(Marina Gadelha e Williane Silva, da Ascom Reitoria, com informações da Ascom ICe)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) empossou, na tarde desta segunda-feira, 14, a nova Direção do Instituto do Cérebro (ICe). A solenidade aconteceu na Reitoria da UFRN, onde a docente Kerstin Schmidt foi reconduzida ao cargo de diretora e a docente Bernardete Sousa assumiu como vice-diretora. O momento foi conduzido pelo reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, que desejou sucesso às gestoras para o quadriênio 2022-2026.

A nova Direção do ICe foi eleita no dia 10 de janeiro pelos servidores lotados na unidade, além dos discentes matriculados no Programa de Pós-Graduação em Neurociências. A chapa única recebeu 94,44% dos votos válidos. Nesse sentido, o reitor Daniel Diniz destacou a importância da unidade, que é reconhecida internacionalmente pela excelência acadêmica e científica.

As professoras Kerstin Schmidt e Bernardete Sousa agradeceram e ressaltaram o apoio da Reitoria e da comunidade universitária para o fortalecimento do ICe-UFRN, que inaugurou sua sede dentro do Campus Central, em novembro de 2021.

Currículos

A professora Kerstin Schmidt é graduada em Medicina pela Universidade Johann Wolfgang von Goethe, com doutorado e pós-doutorado em Neurofisiologia pelo Max Planck Institute for Brain Research, ambas instituições na Alemanha. Foi vice-diretora do Instituto do Cérebro entre 2014 e 2018, assumindo a titularidade desde então. É professora titular do ICe desde 2011 e chefe do laboratório de Neurobiologia da Visão.

Graduada em Medicina pela UFRN, a professora Bernardete Sousa é mestre e doutora em Neurofisiologia pela USP Ribeirão Preto e tem pós-doutorado pelo Wisconsin National Primate Research Center, nos Estados Unidos. Foi chefe do departamento de Fisiologia da UFRN (do qual foi professora por 41 anos), pró-reitora (adjunta e titular) de Pesquisa da UFRN e vice-coordenadora do curso de Medicina. Dirigiu a Fundação de Apoio à Pesquisa do Governo do RN (FAPERN) e foi secretária regional da SBPC no estado. Atualmente, é professora titular no ICe.