Instituto do Cérebro realiza VI House Symposium

Nesta quinta (27) e sexta (28), o Instituto do Cérebro realiza a sexta edição do seu House Symposium, evento destinado à troca de conhecimento entre os professores do ICe e promover as pesquisas realizadas na unidade para o restante da universidade. Toda a programação será apresentada em inglês – idioma padrão da ciência no mundo inteiro – como forma de estimular o seu uso desde já pelos alunos. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis no site do evento neuro.ufrn.br/housesymposium, e qualquer aluno pode se inscrever.

Aparência do Gather Town
Professora Cristina Márquez Vega, do Instituto de Neurociências de Alicante (Espanha), vai proferir a palestra principal do HS2021

O House Symposium terá início às 15h do dia 27 de maio, com um tour guiado pela réplica do novo prédio do instituto, reproduzida no espaço virtual Gather Town, seguido de abertura com os diretores do ICe, os professores Kerstin Schmidt e Sidarta Ribeiro. Após a abertura, os estudantes terão um momento para interações no auditório virtual do Instituto. O primeiro dia será encerrado com um debate entre os diretores do ICe e o professor Claudio Mello.

No dia 28, a programação será retomada pela manhã com a palestra da professora convidada Cristina Márquez Vega, do Instituto de Neurociências de Alicante (Espanha), sobre tomada de decisões sociais em ratos. Ainda durante a manhã, será realizada a primeira de três sessões de conversas com os professores do ICe, começando com Katarina Leão, Marcos Costa e Claudio Queiroz

A tarde vai retomar o papo com outro trio de professores, desta vez, Adriano Tort, Lukas Galdino e Rodrigo Pereira. Em seguida, é a vez da apresentação dos posteres no pátio virtual do instituto, fechando com a última rodada de conversas entre os professores da casa: Richardson Leão, Sidarta Ribeiro e Rodrigo Pereira. O evento será encerrado na cantina virtual do novo prédio do ICe no Gather Town.

“O evento será conduzido em uma plataforma virtual que oferece a oportunidade única de realizarmos sessões de pôsteres e mesmo conversas individuais entre participantes dentro de uma réplica do novo prédio do Instituto. Para ter uma ideia, as pessoas podem criar um avatar e sentar em uma mesa para conversar com outro pesquisador sem serem incomodados por conversas paralelas. Posteres tem espaços reservados onde os interessados podem entrar e interagir diretamente com os autores. Recriamos inclusive quadros brancos para aqueles que preferem esta estratégia para melhor explicar seus experimentos”, explica o professor Tarciso Velho, um dos organizadores do evento.

Sobre o House Symposium

O House Symposium é um evento anual onde a comunidade do Instituto do Cérebro se reúne para discutir ciência através de palestras dos seus membros e de convidados especiais. Além de palestras, conta também com sessões de pôsteres e painéis de discussão. Este ano, haverá uma sessão especial em comemoração aos 10 anos do ICe. O evento de 2020 foi protelado para sincronizar com o calendário da UFRN. Em 2021, está sendo realizado durante o recesso entre os semestres 2020.2 e 2021.1.