ICe divulga programação da 10ª Semana do Cérebro

O Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe/UFRN) realiza, na próxima semana, a 10ª edição da Semana do Cérebro, iniciativa pautada na divulgação dos avanços e benefícios resultantes do estudo do cérebro promovida em todo o Brasil pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC) e parte integrante da Brain Awareness Week (BAW). A atividade acontece on-line entre os dias 15 e 19, com transmissões a partir das 15h no canal do YouTube do ICe. Não precisa de inscrição e não será emitido certificado.

Consolidada como uma iniciativa global de divulgação das neurociências promovida pela Dana Alliance for Brain Initiatives – Dana Fundation em todo o mundo, a Semana do Cérebro é coordenada no Rio Grande do Norte pelo ICe e diversos parceiros. Geralmente, a ação é realizada com palestras presenciais e oficinas em escolas, tendo chegado a alguns municípios do estado. Devido à pandemia, desde o ano passado, está acontecendo neste formato on-line, embora em parceria com algumas escolas.

Segundo o coordenador de extensão do ICe, Eduardo Sequerra, a programação deste ano mantém a preocupação com atividades lúdicas que levem os alunos a pensar sobre os seus próprios cérebros. “Após a Semana, pretendemos estabelecer um programa de formação continuada de professores capazes de realizar práticas em neurociências no ambiente escolar”, explica.

Não existe um público-alvo específico para acompanhar as atividades da Semana do Cérebro. Qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre as Neurociências pode acompanhar a programação. O público mais frequente, no entanto, são alunos da rede pública, professores e interessados em ciência, tecnologia e inovação. A recomendação dos coordenadores, no entanto, é que as palestras sejam acessadas por crianças a partir dos 12 anos.

Veja programação

SEGUNDA-FEIRA, 15/03

15:00 – Como podemos testar nossos olfato e paladar?

Patrícia Sousa, Neurologista e pós doutora no ICe

15:30 – Perda de olfato e paladar e Covid19

Eduardo Sequerra, professor do ICe

16:00 – Música e o cérebro

Raphael Bender, professor CEEP Lourdinha Guerra, doutor pelo ICe

TERÇA-FEIRA, 16/03

15:00 – Onde e como se guardam nossas memórias?

Carolina Gonzales, professora do Instituto Santos Dumont e colaboradora do ICe

15:30 – Os limites de nossa memória: construindo curvas de lembrança e de esquecimento

Claudio Queiroz, professor do ICe

16:00 – Interface cérebro máquina: da ficção científica à realidade