Instituto do Cérebro oferece 18 disciplinas com início em janeiro

O Instituto do Cérebro da UFRN está recebendo matrículas para alunos regulares e especiais em suas disciplinas. São 18 turmas que se iniciam no próximo dia 18 de janeiro e outras três em março. As inscrições são realizadas por meio do Sigaa, mas para se inscrever, o estudante precisa ter vínculo com a UFRN. As disciplinas ofertadas em nível de graduação serão realizadas no formato on-line, abordando diversos temas e aspectos que ajudam na introdução ou avanço daqueles que têm interesse nas neurociências. Dúvidas podem ser enviadas para clausqueiroz@neuro.ufrn.br.

Uma das mais concorridas: Introdução à neurociência, será ministrada pelo neurocientista Claudio Queiroz, chefe do Laboratório de Redes Neurais e Epilepsia. A disciplina aborda a definição e contextualização de neurociência; estrutura e função do sistema nervoso; percepção e sentidos; ação e controle do movimento; e técnicas e abordagens experimentais empregadas no estudo do sistema nervoso, entre outros assuntos. As aulas serão ministradas nas segundas e quartas-feiras, pela manhã, do 2º ao 4º horário.

Os interessados em conhecer um pouco mais sobre a divulgação científica podem se inscrever na disciplina do professor Sidarta Ribeiro: Comunicação Científica. Nesse curso, ele discute desde o método científico até os princípios básicos da escrita, trazendo questões de síntese, clareza, organização lógica. Também aborda a estrutura da comunicação científica profissional, artigo versus dissertação, divulgação científica e outros temas. As aulas acontecem nas terças e quintas-feiras, pela manhã, ocupando o 3º e o 4º horário.

O neurocientista Sergio Neuenschwander apresenta uma nova turma para os interessados em aprender sobre Neurocinema. As aulas acontecerão toda quarta-feira à noite em três horários: 1º, 2º e 3º. Nessa disciplina, o estudante vai ver noção de realidade no cinema; modelos da percepção visual; teoria da cognição; teoria enativa da percepção; câmera obscura: do olho à câmera; a imagem retiniana; a imagem projetada; a tela na televisão e no cinema e muito mais. Esta é uma das disciplinas com ementa mais extensa entre as ofertadas. Sergio Neuenschwander oferta ainda a disciplina Introdução ao método científico.

Além dessas, estão disponíveis os cursos Ecologia, evolução e desenvolvimento; Evolução do sistema nervoso; Genética do comportamento animal; Neurobiologia da música; Neurociência Aplicada à Biblioteconomia; Neurociência cognitiva; Seminários em neurociência; Diferença entre sexos e saúde; Endocrinologia comportamental; Fundamentos de bioinformática; Neurobiologia dos estados patológicos; Neurociência básica no processo de aprendizagem; Neurotransmissores, toxinas e drogas; e Técnicas experimentais em neurociências.

Para início no mês de março, estão sendo ofertadas as disciplinas: Neurobiologia celular; Análise de sinais contínuos; e Neuroetologia. Acompanhe todas as disciplinas