Pesquisa mostra que a saúde mental ficou debilitada com a pandemia

Situação de insegurança gerou os sonho com fortes emoções relacionadas principalmente a raiva, tristeza e medo

REINALDO FERNANDES – LIVRE/METROPOLE

Lembra dos memes que infestaram as redes sociais há alguns meses, com pedido de cancelamento do ano 2020? A intenção e o resultado deles eram aliviar as tensões de viver em uma situação de restrição e insegurança causada pela pandemia.

Agora, uma pesquisa realizada pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) mostra que nossa saúde mental foi mesmo debilitada pela situação e os efeitos apareceram mais nos sonhos.

O estudo aponta que os sonhos dos dias de pandemia e isolamento social são diferentes dos relatados antes dela. Eles têm maior proporção de palavras ligadas à “raiva” e à “tristeza” e maior semelhança a termos como “contaminação” e “limpeza”. LEIA MAIS