ICe discute a relação entre sistema cardiorrespiratório e comunicação vocal nesta sexta

Dando continuidade ao Seminários em Neurociências, esta semana, o Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN estará recebendo Yisi Zhang, da Universidade de Princeton (EUA). A palestra terá como tema A base cardiorrespiratória da organização hierárquica da comunicação vocal e vai ser transmitida nesta sexta-feira, 16, às 10h50, no canal do YouTube do ICe.

A vocalização, como outros comportamentos motores, exibe uma hierarquia de escalas de tempo que são ditadas por vários fatores. Como a vocalização depende criticamente da respiração, é possível que a organização da vocalização seja determinada pelas escalas de tempo inerentes à dinâmica cardiorrespiratória.

Nos estudos da pesquisadora, foram utilizadas duas abordagens para compreender a ligação entre a produção vocal e o sistema cardiorrespiratório. A primeira foi a partir do processo de desenvolvimento que fornece variáveis ​​quantificáveis ​​na respiração e na atividade cardíaca. Já a segunda está ligada à investigação da atividade cerebral em estado de repouso, que demonstra uma correlação entre as áreas do cérebro relacionadas à vocalização e o controle homeostático da frequência cardíaca.

Os achados de Yisi Zhang sugerem que o sistema cardiorrespiratório fornece a estrutura para a interação social e que a comunicação vocal também pode desempenhar um papel na manutenção do sistema interno de um indivíduo.

Sobre a pesquisadora

Yisi Zhang é PhD na Universidade de Princeton e neurocientista interessada em mecanismos neurais de geração e desenvolvimento de padrões motores. Especializando-se em registro extracelular, microestimulação, manipulação de temperatura cerebral, microscopia de folha de luz, processamento de sinal, processamento de imagem biomédica, análise estatística e eletrônica.