Seminário em Neurociências discute tratamento para zumbido

O Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN retorna, a partir de amanhã, o projeto Seminários em Neurociências que reúne pesquisadores para apresentar o andamento de suas pesquisas. A reestreia desta sexta-feira, 11, será com a neurocientista Katarina Leão, chefe do Laboratório de Audição e Atividade Neuronal do ICe. Ela falará sobre A fisiologia de tinnitus (zumbido) – estratégicas terapêuticas para o tratamento. A discussão acontece às 10h50 no canal da unidade no YouTube.

Na apresentação, Katarina vai falar sobre a pesquisa do seu grupo, focando a discussão no sistema auditivo, sensação de zumbido e como os neurônios corticais são alteradas por ruído alto.  Também discutirá possibilidades de uso de estimulação magnética transcranial para ajustar atividade cortical anormal em modelos de zumbido. Ao final de sua fala, ela responde perguntas enviadas ao chat do canal. A mediação será do neurocientista Tarciso Velho.

Natural da Suécia, Katarina Leão é doutora em Neurociência pela Australian National University (Austrália) e tem dois pós-doutorados na Uppsala University (Suécia). No primeiro, defendeu o projeto caracterização de células OLM no hippocampus e no segundo, Marcadores genéticos na medula espinhal. Membro da Comissão de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa (Propesq/UFRN), é também vice-coordenadora do programa de Pós-graduação do ICe.

SemináriosTransferido para o YouTube por causa da pandemia, o Seminários em Neurociências do ICe já reuniu diversos pesquisadores de renome para tratar de vários assuntos, alcançando milhares de visualizações e participações. Para essa nova fase, o coordenador Tarciso Velho informa que além de pesquisadores brasileiros, estão confirmados cientistas da Alemanha, EUA e Espanha. Os Seminários acontecem sempre às sextas-feiras, às 11h50 e ficam gravados no canal do YouTube do ICe para quem quiser ver novamente.