Pint of Science 2020 acontece de 8 a 10 de setembro

Começa hoje em Natal e no resto do Brasil o Pint of Science 2020, festival que reúne pesquisadores do mundo inteiro para discutir ciência. Este ano, no entanto, devido a pandemia, o evento acontece totalmente online através canal do Youtube da UFRN de hoje, 8, até quinta-feira, 10, sempre às 18h. Ao todo, 12 pesquisadores e divulgadores discutem sobre Saúde e Pandemia, Comunicação e Educação e Desenvolvimento Sustentável, considerando o cenário atual e o mundo pós-pandemia. O público poderá interagir durante a transmissão através do canal.

Em Natal, a ação é protagonizada por pesquisadores, técnicos administrativos e estudantes de graduação e pós-graduação. Apoiam o evento o Centro de Biociências, por meio do Departamento de Fisiologia e Comportamento, Instituto do Cérebro, a Superintendência de Comunicação, projeto Sala de Ciência, Adurn e Instituto Santos Dumont.

Com mais de 70 cidades envolvidas em todo o Brasil, o Pint of Science nasceu com o objetivo de proporcionar debates relevantes sobre as pesquisas científicas mais recentes. A ideia foi criada por uma comunidade de estudantes de pós-graduação e de pós-doutorado em 2013, na Inglaterra. Hoje em dia, já está presente em diferentes países do mundo de forma simultânea. Em 2019, mais de 1300 cientistas voluntários falaram em bares e restaurantes de todo o Brasil.

A programação em Natal acontece até às 19h30, porque às 20h começa a programação nacional que vai contar com a participação de cientistas conhecidos nacionalmente, como a doutora em ciências biológicas Helena Nader, e divulgadores científicos renomados, como Iberê Thenório e Filipe Figueiredo, com transmissão no canal do Pint no YouTube. Tendo como mote “Investimento ou Morte!”, serão abordados temas relacionados à importância do investimento contínuo em ciência, à vacinas produzidas no Brasil, ao perigo das fake-news e às pesquisas nacionais.

PROGRAMAÇÃO DE NATAL

Em Natal, a programação da Pint of Science 2020 conta com palestrantes da UFRN, UFPB, UFSC, UFS e Universidade de Harvard. Confira:

Dia 08/09 – Saúde e a pandemia

Mesa 1:

• O papel da resposta Imunológica na COVID-19: Janeusa Trindade de Souto (UFRN)
  • Projeções e modelos no enfrentamento da COVID-19 e os rumos da física no pós-pandemia: José Dias do Nascimento (UFRN e Universidade de Harvard)

Mesa 2:

• O relógio biológico e a pandemia: Mário Miguel (UFRN)
  • Aspectos psicológicos da população e dos profissionais de saúde frente à pandemia de covid-19: Katie Moraes de Almondes (UFRN)

Dia 09/09 – Comunicação e educação

Mesa 1:

• Jornalismo científico e popularização da ciência: José de Paiva Rebouças (UFRN)
  • Fake news: uma análise técnica do que se espera da legislação: Carlos Eduardo Batista (UFPB)

Mesa 2:

• Metodologias ativas: Cibelle Martins (UFRN)
  • Pensamento crítico: por que essa competência e cada vez mais requerida aos nossos alunos?: Dennys Leite Maia (UFRN)

Dia 10/09 – Desenvolvimento sustentável

Mesa 1:

• A urgência de ações para lidar com as mudanças climáticas: Paulo Horta (UFSC)
  • Mudanças Climáticas no âmbito da sustentabilidade: Gregório Guirado Faccioli (UFS)

Mesa 2:

• Geoparque Aspirante Seridó como nova Ferramenta de Desenvolvimento Sustentável em terras potiguares: Marcos Antonio Leite do Nascimento (UFRN)
  • Produção de Biocombustíveis no Semiárido Nordestino – Economia, Sociedade e Sustentabilidade: Juliana Espada Lichston (UFRN)

Para saber mais sobre o evento, acesse o site do Pint of Science 2020.