Consad aprova renovação de funcionamento do ICe

Williane Silva – Ascom Reitoria

O Conselho de Administração (Consad) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou a proposta de renovação, por tempo indeterminado, do funcionamento do Instituto do Cérebro (ICe), na tarde desta quinta-feira, 20 de agosto. A proposição ainda passará pelo Conselho Universitário (Consuni), onde poderá ser aprovado o regimento interno da unidade.

Inaugurado em 13 de maio de 2011, o ICe-UFRN realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão, com destaque para a internacionalização, em virtude do impacto da produção científica e da capacidade de captação de recursos financeiros em agências de fomento nacionais e internacionais.

Na graduação, é responsável pelo eixo de ensino em Neurociências do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia da Escola de Ciência e Tecnologia (ECT). O Instituto sedia o Programa de Pós-Graduação em Neurociências (PGNeuro), oferecendo formação em níveis de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Já na extensão, desenvolve diversas ações de cunho científico, cultural e esportivo para públicos de diferentes faixas etárias.

Outro ponto de destaque da unidade é o Conselho Científico Internacional (Scientific Advisory Board – SAB), que foi criado em 2012, para avaliar as pesquisas desenvolvidas na unidade, e conta com a participação de pesquisadores renomados na área das Neurociências: Charles Gilbert (Estados Unidos), Yves Fregnac (França), Cláudio Mello (Estados Unidos), Henry Markram (Suíça) e Pierre Magistretti (Suíça). Veja outras informações no site da unidade.