Conferência discute “como divulgar a ciência” com Reinaldo José Lopes

O jornalista e escritor Reinaldo José Lopes, colunista da Folha de São Paulo, discute Como comunicar a Ciência na segunda conferência do I Ciclo de Debates sobre Jornalismo Científico e Popularização da Ciência da UFRN. A atividade acontece na próxima terça-feira, 9, às 14h30 no canal do YouTube do Instituto Internacional de Física: youtube.com/iiptv.

Promovido pelo projeto Sala de Ciência (SCI/UFRN), o debate acontece durante todo o mês de junho, com propósito de fortalecer a discussão sobre as coberturas jornalísticas de Ciência e Educação. Esta edição integra ainda a programação da UFRN na Marcha pela Vida, organizada pela Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC).

Doutor em Estudos Linguísticos e Literários, Reinaldo já colaborou com as principais revistas de divulgação científica do país, como a Pesquisa FapespSuperinteressanteGalileuScientific American BrasilCiência Hoje e Aventuras na História. Sua trajetória na área lhe permitiu escrever alguns livros importantes, entre eles Além de Darwin (2009), Os 11 Maiores Mistérios do Universo (2014), Deus: Como Ele Nasceu (2015) e o mais recente, 1499: O Brasil Antes de Cabral (2017).

A conferência será mediada pelos jornalistas Cyro Souza, assessor do IIP/UFRN, e Paiva Rebouças, diretor da Agecom/UFRN e coordenador do SCI/UFRN. Participam do debate o físico Rafael Chaves (IIP/UFRN) e os jornalistas Marcos Neves Jr. (Agecom/UFRN), Rafael Duarte (Agência Saiba Mais) e Edna Ferreira (Nossa Ciência). Haverá a participação ainda de bolsistas do Sala de Ciência, além de interação com o público.

O I Ciclo de Debates sobre Jornalismo Científico teve início no último dia 2, com a conferência Entendendo o jornalismo científico, ministrada pela premiada jornalista e escritora Fabíola Oliveira. Participaram do debate os professores do Departamento de Comunicação da UFRN (Decom) Juciano Lacerda e Kênia Maia e a jornalista da Tribuna do Norte Mariana Ceci. Mais de 400 pessoas já viram a discussão, que está disponível no canal do IIP/UFRN. Passarão ainda pelo debate virtual nas próximas semanas os jornalistas Herton Escobar (Ciência USP) e Marta Avancini (Jeduca).

Sala de Ciência

O projeto Sala de Ciência é uma ação coordenada com apoio de várias forças. Objetiva fortalecer a popularização da ciência e do jornalismo científico da UFRN. Vinculado ao Instituto do Cérebro (ICe/UFRN) e à Superintendência de Comunicação (Comunica/UFRN), tem apoio do IIF/UFRN, Secretaria de Relações Internacionais (SRI), Pró-Reitoria de Pesquisa (Propesq), Departamento de Comunicação Social (Decom), Instituto de Medicina Tropical (IMT), Museu Câmara Cascudo (MCC) e Departamento de Física Teórica e Experimental (DFTE).

O SCI/UFRN conta ainda com o apoio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (Fapern), além da importante participação de jornalistas da Agecom e bolsistas e estudantes do Decom. Para conhecer mais, basta acessar o projeto no Sigaa ou seguir suas redes sociais: @sciufrn.