Veterinária do ICe integra conselho nacional da SBCAL

A médica veterinária do Instituto do Cérebro (ICe), Josy Pontes, foi convidada para integrar o Conselho da Sociedade Brasileira de Ciência em Animais de Laboratório (SBCAL) na gestão 2019-2021. Ela já atua como conselheira do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Norte (CRMV-RN) e foi a primeira filiada à SBCAL a promover um evento nacional da entidade aqui no Nordeste.

A função do Conselho é auxiliar a diretoria da SBCAL nas deliberações e na atuação da Sociedade, fortalecendo a missão da entidade de estimular e aprimorar o conhecimento científico e tecnológico na área de Ciência de Animais de Laboratório, promovendo o uso ético do animal de laboratório. O colegiado é formado por antigos presidentes da SBCAL e por membros ilustres da Ciência em Animais de Laboratório, que são escolhidos pela diretoria da Sociedade.

“Recebi com muita surpresa e entusiasmo o convite de participar do Conselho dessa nova gestão da SBCAL. Esta é uma oportunidade de tornar mais produtivos os esforços na promoção do uso ético e do bem-estar dos animais de laboratório”, disse Josy.

Para ela, defender a participação do médico veterinário e do zootecnista no processo científico tem sido um desafio da categoria, que busca destacar as aptidões e contribuições destas formações não só para a produção de modelos animais confiáveis, mas também na garantia de animais mais saudáveis. “Esses princípios sustentam uma ciência de qualidade e, sobretudo, de respeito aos animais. Ao ressaltar a importância desses profissionais, acreditamos promover suas inserções mais harmoniosas nessa área de atuação que se encontra em grande expansão”, destaca.

Perfil

Josy Carolina Covan Pontes possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Metropolitana de Santos-SP, mestrado em Ciências e doutorado em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Coordenadora da Comissão de Ética no Uso de Animais pelo segundo mandato, é conselheira do CRMV-RN e ainda preside a Comissão Regional de Bioética e Biossegurança, dentro da autarquia.