Pesquisadores do ICe-UFRN concorrem ao Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica

O projeto “Usando as palavras para identificar psicoses”, realizado pelos neurocientistas Sidarta Ribeiro e Natália Mota, do Instituto do Cérebro da UFRN, e Mauro Copelli (UFPE), é uma dos 15 finalistas da primeira edição do Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica.

Após a seleção do júri técnico, está aberta a etapa de votação popular que vai até o dia 25 de outubro. Os pesquisadores do ICe concorrem na categoria “Inovação em Medicina Diagnóstica” e para votar bastar acessar a plataforma do prêmio Aqui.

Segundo Natália Mota, o projeto demonstra em diversas publicações que é possível realizar e prever o diagnóstico de esquizofrenia de uma maneira objetiva, sem qualquer interpretação subjetiva. Isso possibilita prevenção de crises severas e danos cognitivos futuros ao paciente. “Em psiquiatria, área que carece de exames complementares, esse é um avanço que traz esperança a tantas pessoas com eternas dúvidas diagnósticas”, explica.

O Prêmio Abril & Dasa de Inovação Médica é uma iniciativa dos grupos Abril e Dasa, com a curadoria da Revista Saúde, e visa reconhecer projetos e profissionais médicos que fazem a diferença nas áreas científica, clínica e assistencial. A proposta quer descobrir ideias e realizações com potencial inovador capazes de mudar a vida e a saúde das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *