Bernardete Sousa discute sobre estrógenos em evento estadual de ginecologia

A neurocientista Bernardete Sousa, chefe do laboratório de Endocrinologia Comportamental do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ICe-UFRN), realiza nesta quinta-feira, 9, às 11h, palestra sobre mecanismos de ação dos estrógenos na cognição. A discussão acontece durante a 31ª Jornada de Ginecologia e Obstetrícia do Rio Grande do Norte, organizada pela Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN (SOGORN), que acontece nestes dias 9 e 10 no Hotel Golden Tulip, em Ponta Negra.

Segundo Bernardete, existem controvérsias na literatura sobre o papel protetor que os hormônios sexuais, principalmente os estrógenos, exercem na cognição feminina, particularmente na memória. Em sua palestra, ela apresenta dados atuais da literatura mostrando a complexidade da ação hormonal sobre o cérebro que, possivelmente, contribui para a obtenção de resultados positivos e negativos dos efeitos hormonais pelos pesquisadores.

Na oportunidade, ela fala ainda das perspectivas futuras para investigação deste tema que tem grande potencial de oferecer melhor qualidade de vida às mulheres após a menopausa, quando cessa a produção de hormônios pelos ovários femininos e se intensificam os déficits de memória.

Os interessados podem se inscrever através em contato com a Sogorn, pelo telefone (84) 3221-5523 e email sogorn@sogorn.com.br. Ou, com a Atual Eventos pelos contatos (84) 3219-6611 ou contato@atualeventos.com.