Cientistas do Instituto do Cérebro recebem prêmio de pesquisa do Google

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) teve a pesquisa “Non-semantic graph analysis for automated assessment and early diagnosis of cognitive disabilities in the school environment” selecionada para o Google Research Awards in Latin America. O estudo sobre análise de grafos no diagnóstico precoce de deficiência no ambiente escolar foi inscrito na competição pelo professor do ICe, Sidarta Ribeiro, e pela aluna de mestrado, Ana Raquel Torres.

A pesquisa tem o intuito de criar formas de avaliação rápida e de baixo custo para garantir a detecção precoce de deficiências cognitivas na primeira infância e, dessa forma, evitar prejuízos no desenvolvimento acadêmico de crianças.

O estudo do ICe-UFRN receberá, por mês, 750 dólares para mestranda e 675 dólares para a unidade acadêmica. A verba é concedida durante o período de um ano e pode ser renovada por mais um ano. Conforme Sidarta Ribeiro, o recurso pagará a bolsa da aluna Ana Raquel Torres e despesas relacionadas à coleta de dados.

Google Awards

A premiação corresponde a um financiamento mensal, com objetivo de apoiar trabalhos de professores e alunos que desenvolvam pesquisas de ponta nas principais universidades da América Latina. Para a edição de 2017, o montante total de financiamento será de 600 mil dólares para distribuição entre os pesquisadores selecionados.