Experiência do Instituto do Cérebro da UFRN é tema de palestra no Ceará

O diretor do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Sidarta Ribeiro, inicia o ciclo de palestras promovido pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato), na noite desta quinta-feira (23), em Fortaleza (CE), com a apresentação intitulada de “Soberania x desmonte científico: a experiência do Instituto do Cérebro da UFRN”.

Sidarta Ribeiro vai contar como foi a criação e a implantação do ICe-UFRN, além de mostrar como ocorreu o processo de repatriação de capital humano e a tentativa de diminuir o desequilíbrio regional na produção científica do Brasil. O neurocientista vai analisar ainda o atual colapso da estratégia nacional em ciência e tecnologia e suas consequências.

O ciclo de palestras faz parte do projeto Ciência, Tecnologia e Cultura em Debate nas Universidades Federais do Ceará, em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com o intuito de fomentar a discussão interdisciplinar e fortalecer a relação entre ADUFC-Sindicato, comunidade acadêmica e sociedade.