Instituto do Cérebro oferta disciplina sobre cognição e linguagem

O Programa de Pós-graduação em Neurociências (PGNeuro) do Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está com inscrições abertas até 30 de agosto para a disciplina “Tendências Atuais em Cognição e Linguagem”. A grade curricular é destinada a portadores de diploma de ensino superior.

Na modalidade presencial e com 20 vagas disponíveis, a disciplina terá a duração de 30 horas e será ministrada pelo professor colaborador, Pierre Bernard Pica, de 5 de setembro a 10 de outubro, nas segundas-feiras e quartas-feiras (13h50 às 16h35), no auditório do ICe.

Na ocasião serão discutidas as tradições linguísticas racionalistas e empiristas; a pobreza do estímulo; a biolinguística; o aspecto criativo do uso da linguagem; a faculdade da linguagem como inata versus a linguagem como comportamento; tradições internalistas versus externalistas; adequação explicativa versus descritiva; linguagem, função e comunicação; sistemas sensório-motores e externalização; sistemas articulatórios e interfaces conceituais/intencionais; e a noção de sistema computacional.

Para alunos vinculados à UFRN, as inscrições devem ser feitas pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA): www.sigaa.ufrn.br. Já os que não são estudantes da Universidade, devem solicitar matrícula (como aluno especial) na Secretaria de Pós-graduação do ICe, pelo e-mail: pg@neuro.ufrn.br.