Instituto do Cérebro realiza lançamento de livro sobre planta alucinógena

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza o lançamento do livro “Peyote: História, Tradição, Política e Conservação”, no dia 2 de agosto, às 18h. O evento contará com a presença de Bia Labate, uma das organizadoras da publicação.

O livro trata sobre o peiote, planta alucinógena que contém mescalina – substância controlada internacionalmente, mas que é permitida para grupos indígenas do México e para a Igreja Americana Nativa (Native American Church). A publicação, que também foi organizada por Clancy Cavnar, aborda a relação entre as necessidades da planta, enquanto espécie, e a do homem de consumir o vegetal com propósitos espirituais.

Além disso, é feita uma discussão sobre a história da regulamentação do peiote nos Estados Unidos e a relação de responsabilidade de confiança entre os índios norte-americanos e o governo.

Gratuito e aberto ao público, o evento será realizado no ICe-UFRN, localizado no bairro de Morro Branco, na Avenida Nascimento de Castro, 2155. A confirmação de presença pode ser feita pelo Facebook: https://www.facebook.com/events/1640272576286321/?active_tab=highlights.

Autora

Bia Labate é doutora em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora visitante do Centro de Pesquisa e Estudo de Pós-Graduação em Antropologia Social (CIESAS), em Guadalajara-México: http://www.bialabate.net/.. Clancy Cavnar é doutora em Psicologia Clínica pela Universidade John F. Kennedy, dos Estados Unidos, e também é pintora: http://www.clancycavnar.com.