Instituto do Cérebro realiza Semana do Cérebro 2016 em Natal

O Instituto do Cérebro (ICe) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza de 14 a 18 de março a Semana do Cérebro 2016, com o tema “O cérebro e o conhecimento se transformam”. Serão desenvolvidas oficinas e palestras gratuitas e abertas ao público.

Nesta quinta edição do evento, a Semana do Cérebro levará oficinas, das 8h às 11h e das 13h às 17h, ao Parque da Ciência do Museu Câmara Cascudo (MCC); ao Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Natal, das 9h às 12h; ao projeto Conexão Felipe Camarão, das 8h às 12h; e ao Sesc Cidadão – Ponta Negra, das 8h às 11h e das 13h às 17h. Serão ministradas ainda palestras pelos pesquisadores do ICe-UFRN e do Programa de Pós-Graduação da Psicobiologia – UFRN, das 18h às 21h, no auditório do Núcleo de Pesquisa em Ciências Sociais Aplicadas (Nepsa).

A ação em Natal faz parte do movimento mundial Brain Awareness Week (BAW) promovida pela Dana Foundation, com o intuito de realizar uma campanha global para sensibilizar o público sobre a importância da pesquisa em Neurociências, além de divulgar os estudos desenvolvidos pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC).

Para participar, não é necessário efetuar inscrição nas oficinas e palestras da Semana do Cérebro. Confira a programação: http://neuro.ufrn.br/semanadocerebro/ .

Terça-feira, 15 de março

Parque da Ciência (8h às 11h e 13h às 17h): Meditação e saúde, Neuroanatomia, Ótica da Visão, Diferentes aspectos da dor.

Quarta-feira, 16 de março

Parque da Ciência do MCC (8h às 11h e 13h às 17h): Climatério, Drogas e cérebro, Diferentes aspectos da dor, Acidente Vascular Cerebral (AVC).

Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi) de Natal (9h às 12h): Psicomotricidade Relacional no CAPSi de Natal, com crianças autistas.

Quinta-feira, 17 de março

Conexão Felipe Camarão (8h às 12h): Drogas e cérebro, Neuro Cine: “Divertida Mente”, Neuroanatomia.

Sexta-feira, 18 de março

Sesc Cidadão – Ponta Negra (8h às 11h e das 13 às 17h): Climatério e memória, Neuroanatomia, Ótica da visão, Diferentes aspectos da dor.

Palestras (Local: Nepsa)

Segunda, 14 de março

Temas: Tecnologias na Neurociência (José Henrique – mestre em Neurociências), O que há de absoluto no ouvido? (Rafael Bender- mestre em Psicobiologia), A fofura está nos olhos de quem vê? Como características infantis influenciam a percepção e o comportamento de ajuda em relação a crianças (Monique Leitão – doutora em Psicobiologia), Sonhos Lúcidos (Sergio Arthuro – doutor em Psicobiologia).

Terça, 15 de março

Temas: Neuroarqueologia: Estudando as mentes do passado através das palavras (Sylvia Pinheiro- bacharel e licenciada em Ciências Biológicas), A (ir)racionalidade do comportamento humano (Cleanto Fernandes – mestre em Psicobiologia), E quando o cérebro não se desenvolve como deveria? (Bruna Landeira – mestre em Neurociências), Surto de microcefalias no Brasil: a possível relação com a entrada do vírus Zika no país (Eduardo Sequerra – doutor em Ciências Biológicas).

Quarta, 16 de março

Temas: Os Padrões do Ciclo do Sono/Sonho do Bebê. Dormir (BEM) é preciso (André Pantoja – mestre em Psicobiologia), Perceba onde você está! O compromisso do cérebro em interpretar o ambiente (Rodrigo Pegado – doutor em Psicobiologia), Como sabemos o que sabemos? (Carolina Gonzales – doutora em Fisiologia), Psicofarmacologia do cotidiano (Hindiael Belchior- doutor em Psicobiologia).